Correio da Bahia

Dobradinha

- Vitor Villar vitor.villar@redebahia.com.br

Brasil fica com prata e bronze no peso-pesado; o ouro foi de Riner

O Brasil fez bonito ontem no Mundial de Judô, em Budapeste, e alcançou os dois postos mais altos possíveis no pódio dos peso-pesados. ‘Possíveis’ porque o vencedor é um homem considerad­o imbatível: o francês Teddy Riner.

Número 1 do ranking mundial, David Moura ficou com a medalha de prata, enquanto Rafael ‘Baby’ Silva saiu com o bronze. Riner derrotou os dois para ser campeão. Na semifinal, imobilizou Baby. O ouro só veio depois de uma luta difícil, com um ippon sobre David já no ‘golden score’.

O brasileiro ficou satisfeito com a dificuldad­e que impôs sobre o favorito: “estudei muito ele. Deu tudo certo no meu estudo, mas no final... Mas eu fiz uma excelente competição e estou muito feliz com a prata. Tenho muito para evoluir e mais alguns anos para ganhar dele”.

Riner está invicto há 134 lutas, o equivalent­e a sete anos. Aos 28 anos, o bicampeão olímpico, conquistou ontem o seu oitavo título mundial. O último a vencer o torneio antes da ‘era Riner’ foi o russo Aleksandr Mikhailine, aposentado desde 2014.

Com o fim das disputas individuai­s, o Brasil fechou o Mundial em 4º lugar no quadro geral de medalhas. Teve um ouro (Mayra Aguiar), uma prata (David Moura) e dois bronzes (Érika Miranda e Rafael Silva). Hoje, acontece a disputa entre equipes. Salvador vai receber a 13ª Transat Jacques Vabre, a maior regata transatlân­tica do mundo. Os participan­tes vão cruzar o oceano do hemisfério Norte ao Sul. A largada acontece no dia 5 de novembro, em Le Havre, na França, e a chegada será na capital baiana, entre os dias 12 e 24 de novembro.

A Rota do Café, como é conhecida, tem 4.350 milhas náuticas (8.056 quilômetro­s) e vai reunir 41 barcos, com dois velejadore­s. Quatro classes de veleiros serão utilizadas: Class40, Multi50, IMOCA e Ultime. As embarcaçõe­s têm 40, 50, 60 e até 100 pés. Uma palestra sobre o evento foi realizada na última sexta no Yacht Clube da Bahia.

Porto de chegada da Transat Jacques Vabre em 2001, 2003, 2005 e 2007, Salvador volta a recepciona­r o torneio após 10 anos. A Vila da Regata será montada próxima à rampa do Mercado Modelo, no Cais da Baiana, entre os dias 12 e 24 de novembro.

 ??  ??
 ??  ?? Moura, Riner, mongol Tuvshinbay­ar Naidan e Baby no pódio do Mundial
Moura, Riner, mongol Tuvshinbay­ar Naidan e Baby no pódio do Mundial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil