Correio da Bahia

Frente fria invade a capital

- Luan Santos luan.santos@redebahia.com.br

Choveu na cidade um terço do esperado para o mês de setembro

Domingo de sol, praia lotada, movimentaç­ão... Definitiva­mente, esse não foi o dia de ontem, quando a capital registrou um terço da chuva esperada para todo o mês de setembro, segundo o Instituto Nacional de Meteorolog­ia (Inmet). O tempo fechou.

De acordo com o Climatempo, uma frente fria que passou pelo mar, ao largo do litoral da Bahia, reforçou o vento marítimo e favoreceu a formação de muitas áreas de instabilid­ade sobre Salvador e o Recôncavo Baiano.

Por causa da chuva, foi adiado para o próximo dia 17 o primeiro show do projeto Concha Negra, com apresentaç­ão dos Filhos de Gandhy e participaç­ão de Carlinhos Brown na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA). Também por causa da chuva, a Feira da Cidade, que aconteceri­a no Jardim dos Namorados, não foi realizada. A organizaçã­o informou que o evento será retomado nos dias 16 e 17, no Imbuí.

O mau tempo suspendeu ainda a travessia Salvador-Mar Grande. Segundo informaçõe­s da Associação dos Transporta­dores Marítimos da Bahia (Astramab), o mar agitado provocou ressaca no atracadour­o do Terminal de Vera Cruz. Também foi suspensa a operação das escunas de turismo que fazem passeios pelas ilhas da Baía de Todos os Santos.

Já a linha de catamarã ligando Salvador a Morro de São Paulo operou com conexão em Itaparica. Nesse esquema, os passageiro­s saem normalment­e do Terminal Náutico, atracam em Itaparica, de onde seguem de ônibus até a Ponta do Curral (Valença) e fazem a pequena travessia em lanchas até o Morro. O tempo estimado de viagem é de 3h20.

VENTO FRIO

Só ontem choveu na capital cerca de 40 milímetros - a média para o mês é de 112 milímetros. Os ventos atingiram uma velocidade de 12km/h, segundo o Inmet. Na noite de sábado, eles chegaram a 15 km/h. A menor temperatur­a registrada foi de 18,9ºC durante a manhã, ainda de acordo com o Inmet.

Já a Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou que os ventos chegaram a uma velocidade média de 35 km/h, com rajadas de até 55 km/h. Com a chuva e o vento, uma escuna que estava atracada na Baía de Todos os Santos, do lado de Salvador, se desprendeu das amarras na manhã de ontem e foi parar nas proximidad­es do local em que houve o acidente com a embarcação Cavalo Marinho I (veja ao lado).

A Codesal recebeu quatro solicitaçõ­es, sendo um destelhame­nto, uma queda de árvore, uma ameaça de deslizamen­to e um pedido de vistoria para risco construtiv­o, mas sem nenhuma gravidade.

Durante o dia, equipes da Transalvad­or trabalhara­m no conserto de diversos semáforos que quebraram ou saíram do lugar por conta da chuva ou da ventania.

O bairro onde mais choveu na capital foi Itapuã, com 66 milímetros. Lá, a chuva alterou a rotina dos moradores. Festas de paredão, por exemplo, foram suspensas. “Três paredões deixaram de ser realizados por causa da chuva. Realmente choveu bastante. Pelo menos, tivemos uma noite de sono mais tranquila, sem muito barulho”, comentou o comerciári­o Rafael Lima, 37 anos.

Na mesma linha, o vendedor César Augusto Sousa, 29, contou que a chuva trouxe tranquilid­ade a Itapuã. “Começou a chover desde muito cedo, por volta das 19h (de sábado). E choveu muito, as pessoas acabaram ficando em casa”, afirmou o vendedor.

A aposentada Laura Dias, 63, disse que ficou assustada: “Não pela chuva, mas pelos ventos. Ventou muito essa noite (sábado) e o dia amanheceu da mesma forma (ontem)”, disse ela.

PREVISÃO

A chuva deve continuar nos próximos dias. De acordo com o Climatempo, a previsão é que entre hoje e sexta-feira (8) chova cerca de 70 milímetros. A maior concentraç­ão de chuvas deve ser registrada entre hoje e quarta (6), sendo que pode diminuir no feriado do Dia da Independên­cia, na quinta-feira, quando deve chover 20 milímetros em Salvador, conforme o Climatempo.

 ??  ?? Itapuã registrou o maior volume de chuva, com 60 milímetros; temperatur­a chegou a 18,9ºC, segundo o Inmet
Itapuã registrou o maior volume de chuva, com 60 milímetros; temperatur­a chegou a 18,9ºC, segundo o Inmet

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil