Correio da Bahia

Gravador de Joesley não poupa nem ele

- Donaldson Gomes e agências donaldson.gomes@redebahia.com.br

Áudio de delator compromete acordo firmado por ele e empresa

Apelidado pela assessoria de imprensa da Presidênci­a da República de “grampeador-geral da República”, o empresário Joesley Batista, sócio da JBS mostrou que faz jus ao nome – embora já tenha deixado claro não ter gostado dele. Um dos áudios que ele entregou à Procurador­ia-Geral da República na última semana foi tornado público ontem e as quatro horas de conversas entre ele e diretores da JBS colocaram ele e os outros seis delatores da empresa sob o risco de perder os acordos de delação e de leniência. O primeiro é importante para lhes garantir a liberdade, após a confissão de crimes, e o segundo é fundamenta­l para o futuro das empresas dele.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu tornar pública a gravação do diálogo entre os delatores da JBS em que são citados ministros do Supremo. Fachin resolveu pelo fim do sigilo, sob a justificat­iva de que o interesse público deve prevalecer. “Quanto ao sigilo, anoto que se trata de conversa gravada e disponibil­izada pelos próprios interlocut­ores, razão pela qual nenhuma dúvida remanesce a respeito da licitude da captação do diálogo e de sua juntada aos autos como elemento de prova”, disse.

INVESTIGAÇ­ÃO INTERNA

Com base neste áudio, a Procurador­ia-Geral da República (PGR) informou anteontem ter aberto um procedimen­to interno para analisar a revisão do acordo de colaboraçã­o da JBS. Segundo o procurador-geral Rodrigo Janot, os documentos e depoimento­s dados pelos delatores não correm risco de perder a validade mesmo em caso de revisão do acordo. Mas os delatores podem perder os benefícios.

O teor da conversa foi reputado como “gravíssimo”. Na interpreta­ção da PGR, o áudio traz indícios de omissão de crimes por parte dos delatores e também lança a suspeita de que o ex-procurador da República Marcelo Miller “teria atuado em favor dos colaborado­res Joesley Batista e Ricardo

 ??  ?? Joesley Batista pediu desculpas ontem
Joesley Batista pediu desculpas ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil