Correio da Bahia

Mais experiente e bem produzida, banda cresce em Bixa

-

De Mulher (2015) a Bixa, o novo trabalho, a banda paulista As Bahias e A Cozinha Mineira driblou bem a pressão do segundo álbum com a experiênci­a de quem fez mais de 110 shows pelo país, aumentou o poder musical de composição e buscou a produção dos talentosos Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral (Criolo, Elza Soares).

“Mulher era inocente, de uma realidade ingênua e rural. Nunca tínhamos entrado em um estúdio e o disco também refletia uma fase de transição, minha e de Raquel. Bixa é um disco muito urbano e pop”, explica a vocalista Assucena Assucena, 29 anos, nascida em Vitória da Conquista (“A terra de Glauber Rocha e Elomar”, diz alegre e orgulhosa), uma das duas Bahias.

A outra, que também é trans, é a paulistana Raquel Virgínia, 29, que, por ter morado em Salvador (no auge da axé music), ganhou o apelido de Bahia na Faculdade de História da USP, quando conheceu Assucena e o guitarrist­a Rafael Acerbi, 25, “a Cozinha Mineira”. Todos acabaram jubilados (desligados por terem passado do prazo para terminar o curso), mas a MPB moderna agradece.

Com influência­s que vão de Gal Costa (musa número 1 da banda) ao pop atual, passando pelos tropicalis­tas, Clube da Esquina (mais presente no álbum Mulher) e Michael Jackson, As Bahias e a Cozinha Mineira são expoentes de uma geração que apresenta novas narrativas sexuais e busca maior visibilida­de para artistas LGBTs, ao lado de Rico Dalasam, Liniker, Johnny Hooker e Pabblo Vittar, por exemplo.

São divas, deusas urbanas, como cantam As Bahias na disco-funk Dama da Night, um dos pontos altos de Bixa, assim como Mix (entre o reggae e o reggaeton) e Universo, baladona com gosto dos anos 80.

Assucena e Rafael concordam, porém, que apesar da necessidad­e da discussão de igualdade de gêneros na polarizada sociedade brasileira atual, mais importante do que esse aspecto político é a banda ser reconhecid­a, acima de tudo, pelo seu valor estético, artístico, pela sua qualidade musical. Que assim seja para os talentos dessa geração, pois.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil