Correio da Bahia

Bairro já foi ocupado duas vezes em um mês

-

Em menos de um mês, as forças da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) já ocuparam o bairro do Engenho Velho da Federação duas vezes. O ataque de ontem ocorreu três dias após as tropas deixarem a região pela segunda vez.

Durante a permanênci­a da polícia na segunda ocupação, que terminou no domingo, nove pessoas foram presas e um homem morreu durante um confronto logo no primeiro dia da ocupação.

Participar­am da ação um total de 50 policiais de cinco unidades da SSP-BA: o Departamen­to de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o Draco, o Batalhão de Choque, a Rondesp Atlântico, o Grupamento Aéreo e a 41ª Companhia Independen­te da Polícia Militar (CIPM/Federação).

Um dos principais objetivos das ocupações era enfraquece­r a ação das facções criminosas Bonde do Maluco (BDM) e Comando da Paz

(CP) nas áreas dominadas no Engenho Velho da Federação. Não há informaçõe­s se a SSP-BA vai voltar a ocupar o bairro após o ataque de anteontem.

O CP controla, atualmente, as localidade­s do Forno e da Baixa da Égua, enquanto o BDM atua na Lajinha - local do ataque de anteontem.

Segundo fontes da Polícia Civil ouvidas pelo CORREIO, o comando do CP na região está com Kléber Nóbrega Pereira, o Kekeu, e José Henrique de Souza Conceição, o Rick. Eles já foram autuados por tráfico de drogas e homicídios.

Kekeu e Rick estão mais diretament­e ligados à administra­ção das bocas de fumo na localidade da Baixa da Égua. Para não deixar o Forno sem comando, os dois colocaram como gerente da localidade o traficante Reinaldo Souza Santos Filho, o Fofão, promovido devido à relação antiga de amizade com os “patrões”. Ele também já foi preso por tráfico de drogas.

A localidade da Lajinha, tomada pelo BDM, tem como líder um presidiári­o. O homem identifica­do apenas como Leonardo cumpre pena por tráfico de drogas e homicídio no Complexo Penitenciá­rio da Mata Escura. Ele desertou da facção Caveira para juntar-se ao BDM.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil