Correio da Bahia

Furacão Irma vai atingir a Flórida amanhã

-

DEVASTAÇÃO O furacão Irma, que atinge a região do Caribe desde quarta-feira, com ventos de até 295 km/h, deixou um rastro de destruição, ao menos 21 mortos e milhares de pessoas desabrigad­as. O Irma foi rebaixado de categoria 5 para categoria 4, mas o perigo persiste, já que os ventos podem chegar a 240 km/h. Anteontem, o fenômeno passou pelo nordeste da República Dominicana antes de chegar ao arquipélag­o britânico de Turks e Caicos. Irma, porém, não tocou o Haiti, que divide a ilha espanhola com os dominicano­s. O ministro do Interior da França, Gérard Collomb, atualizou para nove o número de mortos nas ilhas de St. Martin e St. Barts. As autoridade­s dizem que o número pode aumentar, pois as equipes de resgate ainda não tiveram uma visão completa dos estragos. O Itamaraty divulgou ontem que existe um pedido de apoio feito por brasileiro­s em St. Martin. Segundo o órgão, o consulado do Brasil em Caiena está atendendo às solicitaçõ­es.

Quatro pessoas morreram nas Ilhas Virgens dos EUA, onde as autoridade­s descrevem os danos como catastrófi­cos. Prédios da polícia e dos bombeiros foram destruídos. Um bebê de 2 anos morreu em Antígua e Barbuda enquanto sua família tentava escapar da casa danificada pelo furacão. Cerca de 60% dos 1.400 moradores da Ilha de Barbuda ficaram desabrigad­os devido ao Irma. O premiê Gaston Browne afirmou que a recuperaçã­o levará meses ou anos.

A previsão do Centro Nacional de Furacões dos EUA é que a tempestade atinja Cuba até hoje à tarde, antes de chegar à Flórida amanhã. O estado já está em estado de emergência. O governador Rick Scott disse que se prepara para uma tempestade “com potencial para devastar” o estado. Ele ainda destacou que o fenômeno é “maior, mais forte e mais rápido do que o Andrew”, em referência ao furacão de 1992, que deixou 61 mortos nos EUA. A saída de pessoas de áreas que devem ser atingidas pelo furacão está causando grandes congestion­amentos nas estradas. Autoridade­s estimam que 100 mil pessoas podem precisar de abrigo nos próximos dias. Já o presidente dos EUA, Donald Trump, demonstrou preocupaçã­o com a devastação causada pelo furacão Irma no Caribe. Ele afirmou que o furacão Irma é uma tempestade “muito ruim”, mas que os EUA estão preparados. “Espero que tudo corra bem”, disse ele. Enquanto o Irma passa pelo Caribe, outros dois fenômenos mais fracos se aproximam da região. O furacão José, que alcançou ontem a categoria 4, com ventos de até 240 km/h, deve atingir hoje as já devastadas ilhas de Barbuda e Anguilla. Já a tempestade tropical Katia, de categoria 1, passará pela costa leste do México.

 ??  ?? Na passagem pelo Caribe, o Irma deixou ao menos 21 mortos e um rastro de devastação desde quarta-feira
Na passagem pelo Caribe, o Irma deixou ao menos 21 mortos e um rastro de devastação desde quarta-feira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil