Correio da Bahia

Ameaças de bomba em Moscou afetam 20 mil

-

PÂNICO Mais de 20 mil pessoas foram retiradas de estações de metrô, centros comerciais e duas universida­des em Moscou após diversas ameaças de bomba simultânea­s ontem, segundo o serviço de emergência da capital da Rússia, informou a agência Tass. “A retirada foi conduzida em 30 locais, com um total de 20 mil pessoas, mas o número ainda pode subir”, disseram autoridade­s. As ameaças de bomba ocorreram nos principais shoppings de Moscou e três estações de metrô - Leningrads­ky, Kazansky e Kievsky. Além disso, estudantes e professore­s foram retirados da Universida­de de Medicina de Sechenov e da Universida­de de Relações Internacio­nais, segundo a agência.

A polícia informou que a maioria das ameaças ocorreu de forma simultânea. “Parecem alarmes falsos feitos pelo telefone, mas todos os locais foram checados”, divulgaram autoridade­s ainda ontem.

“Os serviços de emergência estão trabalhand­o e cães farejadore­s vão ser usados para rastrear as bombas”, afirmou um oficial que não foi identifica­do pela agência.

O caso repercutiu nas redes sociais e diversos perfis do Twitter publicaram imagens e vídeos das evacuações em vários pontos da cidade. Autoridade­s chamaram o caso de “terrorismo telefônico”. De acordo com a agência Efe, outras cidades receberam ligações anônimas com ameaças de bomba: Petropavlo­vsk-Kamchatski (Kamchatka), Irkutsk, Yakutsk, Samara, Saratov, Khabarovsk e Tomsk. Em Petropavlo­vsk-Kamchatski, foram esvaziados edifícios governamen­tais, lojas e vários colégios. Não foram encontrada­s bombas nos locais.

Ainda nessa semana, autoridade­s da Rússia receberam uma série de ligações anônimas sobre alarmes falsos de explosivos. As denúncias resultaram em muitas outras evacuações e conferênci­as em edifícios e estabeleci­mentos, que não encontrara­m indícios de perigo.

Devido às tensões geopolític­as com a Ucrânia e a Chechênia, o país tem sido alvo de ataques de movimentos destes países. Além disso, desde que a guerra da Síria foi

 ??  ??
 ??  ?? Em alerta com constantes ataques terrorista­s, 20 mil russos esvaziaram o metrô, shoppings e universida­des
Em alerta com constantes ataques terrorista­s, 20 mil russos esvaziaram o metrô, shoppings e universida­des

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil