Correio da Bahia

Kontic diz que não participou de negociação

-

O sociólogo Branislav Kontic, que trabalhou com o ex-ministro Antonio Palocci (Fazenda/Casa Civil, nos governos de Lula e Dilma), afirmou ontem que “não teve contato” com a negociação do terreno que a Odebrecht destinaria para abrigar a sede do Instituto Lula. Kontic prestou depoimento de cerca de 10 minutos ao juiz federal Sérgio Moro na ação penal em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

“Não tive contato com esse episódio, vi na ação que havia um e-mail dirigido a mim pelo sr. Marcelo Odebrecht, mas eu não fazia ideia do que se tratava e simplesmen­te transmiti o e-mail, possivelme­nte transmiti o e-mail ao então deputado Palocci”, afirmou. O juiz quis saber por que “possivelme­nte”: “Porque eu não recordo. Nem do e-mail, nem dessa circunstân­cia”, afirmou. O ex-assessor de Palocci afirmou que o empresário Marcelo Odebrecht o procurava “com frequência” para entrar em contato com o ex-ministro. Moro insistiu no tema do prédio e leu o e-mail para Kontic. “Eu recebia dezenas de mensagens semanais de várias pessoas, transmitin­do recados, mandando notas técnicas querendo discutir questões legislativ­as. Era um volume de trabalho e de demanda sobre o trabalho parlamenta­r do Palocci muito grande. Eu não me detinha nos detalhes do que estava sendo falado e isso não me foi revelado pelo Palocci ou pelo sr. Marcelo.”

Kontic é acusado de lavagem de dinheiro neste processo contra Lula - acusado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro sobre contratos entre a empreiteir­a e a Petrobras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil