Correio da Bahia

Figura carimbada

- Vitor Villar vitor.villar@redebahia.com.br

Tiago participa de coletivo e deve reforçar tricolor contra o Cruzeiro

Ao longo de um ano, o time do Bahia sofreu uma metamorfos­e dos pés à cabeça. Mesmo procurando manter uma base desde a campanha do acesso, todos os setores passaram por mudanças, forçadas ou não. Poucas figuras permanecer­am intactas como titular, e uma delas é o zagueiro Tiago.

Isso aconteceu, e muito, por conta da boa condição física do defensor, que jamais havia perdido um jogo por lesão desde que chegou ao tricolor, em julho do ano passado. O primeiro foi justamente contra o Atlético-GO, na segunda-feira. Tiago estava com uma inflamação na planta do pé.

O capitão tricolor, como é de seu costume, porém, não ficará muito tempo de fora. Ontem, já participou normalment­e de um coletivo entre reservas no Fazendão e deve reforçar a equipe contra o Cruzeiro, no domingo, às 19h, no Mineirão.

Foram 21 jogos na Série B de 2016. Ele chegou restando 22 rodadas: perdeu apenas uma por suspensão, contra o Joinville. Neste ano, foi poupado de jogos do Baianão como todo o elenco, mas disputou todas as 12 partidas do Nordestão.

Já na Série A, tem 21 jogos em 23 rodadas disputadas. Fora a do Dragão, lesionado, perdeu apenas a do Avaí, no primeiro turno, por suspensão.

METAMORFOS­E

Nesse meio-tempo em que não perdia jogos, Tiago viu seu companheir­o de zaga mudar: saiu Jackson em maio deste ano, com uma lesão num joelho, e entrou Lucas Fonseca.

No gol, Jean ganhou a vaga de Muriel desde o início do ano. A lateral esquerda já está no quarto titular, Juninho Capixaba, desde a chegada do zagueiro ao Fazendão.

No meio-campo e no ataque, então, as mudanças são ainda maiores. Luiz Antônio e Renato Cajá nem estão mais no clube, enquanto Juninho foi para o banco de reservas.

Edigar Junio ficou três meses fora de atividade por lesão. Hernane, titular absoluto até abril deste ano, agora é banco de Rodrigão. Até o técnico já mudou duas vezes: de Guto Ferreira para Jorginho e agora, Preto Casagrande.

O fato é que a única figura tão carimbada no time quanto Tiago é mesmo o lateral-direito Eduardo, contratado na mesma época que o defensor, em julho do ano passado. É outro que não perdeu uma partida sequer por lesão nesta Série A: disputou 22 das 23 rodadas, saindo apenas por suspensão.

ALIVIADO

Outra figura frequente no time nesta Série A é Zé Rafael, presente em 22 partidas. O problema dele tem sido realmente com as redes. O gol contra o Atlético-GO, na última segunda-feira, foi o seu primeiro em quatro meses.

É um jejum consideráv­el, ainda mais para quem joga no ataque. Ele havia balançado a rede pela última vez contra o Atlético-PR, na goleada por 6x2 na Fonte Nova, na estreia do Esquadrão no Brasileiro, em 14 de maio.

“Estou mais leve, com certeza. Acho que esse peso já estava me incomodand­o, e eu trabalho muito para ajudar o Bahia”, confessou o meia.

“Treino muito para marcar gols, mas infelizmen­te estava passando por uma fase ruim. Espero agora, nessa reta final, continuar com o bom trabalho e compensar os gols que ficaram faltando no primeiro turno”, completou.

 ??  ?? Após ficar de fora contra o Atlético-GO, o zagueiro Tiago, capitão tricolor, está pronto para voltar a jogar
Após ficar de fora contra o Atlético-GO, o zagueiro Tiago, capitão tricolor, está pronto para voltar a jogar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil