Correio da Bahia

Dobradinha no mar

- Bruno Queiroz bruno.queiroz@redebahia.com.br

Uma momento para ficar marcado na história do surfe brasileiro. Silvana Lima, no feminino, e Filipe Toledo, no masculino, conquistar­am ontem o título da etapa de Trestles. É a primeira vez que ocorre uma “dobradinha brasileira” numa mesma etapa do Mundial.

A decisão do feminino aconteceu primeiro e Silvana Lima não deu nenhuma chance para a australian­a Keely Andrew. A única representa­nte do país na elite do surfe feminino, a brasileira rapidament­e colocou pressão na rival conseguind­o duas grandes notas: 8,93 e 8,67. Kelly não conseguiu surfar no mesmo ritmo e tirou apenas um 4,93 e um 6. Antes mesmo do cronômetro zerar, a rival abraçou Silvana na água parabeniza­ndo-a pela conquista.

“Eu só fiz o meu melhor e deu certo. Estou muito feliz. Vim para cá para me divertir e saí com o título. Demorou, mas chegou o meu momento, ainda não consigo acreditar que isso está acontecend­o”, comemorou a campeã logo ao sair do mar que obteve um placar final de 17,60 a 10,93.

Com os pontos conquistad­os na Califórnia, Silvana subiu duas posições no ranking e agora é a 13ª colocada, com 23.600 pontos. Sally Fitzgibbon­s lidera com 45.100.

Filipinho e Silvana vencem nos EUA e fazem resultado inédito para o país

COM EMOÇÃO

Em seguida foi a vez de Filipinho. A missão não poderia ser mais complicada, já que o adversário na final era simplesmen­te o sul-africano Jordy Smith, atual líder do ranking. De cara, o brasileiro conseguiu surfar duas boas ondas, obtendo um 8 e um 7,67 dos juízes. Em uma delas, levou o público à loucura quando durante uma manobra, tirou um dos pés da prancha, num movimento inovador.

Smith ficou zerado por muito tempo, mas, na primeira onda, conseguiu aquela que seria a maior nota da bateria, um 9. Com isso, o sul-africano dependia de apenas um 6,67 para ser campeão, enquanto restavam pouco menos de 10 minutos no cronômetro. No entanto, o mar acalmou, para a sorte do brasileiro, que garantiu a vitória e o título com a somatória de 15,67 a 9,33. Com o título, Filipinho assumiu a 7ª posição no ranking, com 34.450 pontos. Smith segue liderando, agora com 45.850.

 ??  ?? Filipinho é erguido pela galera após vencer em Trestles: ele é o primeiro a vencer duas etapas neste ano
Filipinho é erguido pela galera após vencer em Trestles: ele é o primeiro a vencer duas etapas neste ano
 ??  ?? Com sorriso no rosto e a bandeira brasileira no ombro, Silvana Lima celebra atuação impecável na Califórnia
Com sorriso no rosto e a bandeira brasileira no ombro, Silvana Lima celebra atuação impecável na Califórnia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil