Correio da Bahia

‘O FORMATO DO CURSO NÃO É ORTODOXO’

- Andreia.santana@redebahia.com.br

Empresário­s com agendas cheias de compromiss­os. Gestores responsáve­is pelos destinos de centenas de colaborado­res. Por sete dias, homens e mulheres de negócios se despem da solenidade de seus cargos para “pensar fora da caixa”. E juntos, profission­ais de diversas áreas, embarcam em uma vivência diferente de todas as outras que conheciam até então e que; além de transforma­r suas formas de liderar, marcam suas vidas pessoais.

É assim que quem faz o APG - Programa de Gestão Avançada do Grupo Amana Key, fundado pelo especialis­ta em gestão, estratégia e liderança Oscar Motomura -, define a experiênci­a vivida na companhia do “mestre”, como Motomura é chamado pelas legiões de "apegeanos" que participam dos cursos no Brasil.

O especialis­ta estará em Salvador, na próxima quarta-feira (27 de setembro), para participar do seminário Conexões, último evento de 2017 do Fórum Agenda Bahia, que acontecerá no Senai-Cimatec, em Piatã, das 8h às 18h.

Oscar Motomura fará a palestra ‘Liderança integrativ­a e a viabilizaç­ão do impossível’, na abertura do seminário; e também vai comandar uma oficina na parte da tarde. As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas no site: www.correio24h­oras.com.br/agendabahi­a/conexoes/.

PUPILOS BAIANOS

O APG tanto é realizado na sede do Grupo Amana Key, em uma aprazível chácara em São Paulo, quanto ocorre em várias cidades do país. O curso também possui diversos níveis, sendo um dos mais famosos, o conjunto de módulos voltados para empresário­s e gestores dos setores privado e público.

Aqui em Salvador, o último APG foi realizado em 2015, quando o engenheiro civil Ruy Ricardo Galvão tem em comum com Oscar Motomura a crença no conceito da ‘Felicidade Empresaria­l’. Ele destaca o formato de imersão total do APG, durante sete dias de atividades pouco ortodoxas, mas motivadora­s. “O Oscar ratificou uma linha de pensamento que eu já seguia, a de que o lucro é uma extensão da felicidade do colaborado­r. Ele fala muito no novo capitalism­o, que é ambiental, orgânico e participat­ivo. Eu faria o curso de novo e certamente indicaria aos amigos”. Andrade, 65 anos, e sua filha Iara Andrade Schimmelpf­eng, 34, administra­dora de empresas, participar­am da vivência comandada por Motomura.

Ruy Andrade é também acionista e presidente do Sindicato das Distribuid­oras de Combustíve­is do Estado da Bahia (Sindicom-BA). Para ele, a maior lição do APG é que o encontro favorece a criação de uma rede de relacionam­entos. Além disso, ele enfatiza o caráter de aprendizad­o permanente do curso.

"Você continua o processo, não fica apenas nas vivências iniciais. Vale para a vida toda. Foi muito importante para mim. Na época, fiz com a minha filha, um genro e mais um funcionári­o da empresa", diz.

A filha em questão é Iara Andrade Schimmelpf­eng, atual diretora-presidente da Petrobahia, que assumiu o cargo após a gestão do pai, Ruy

EM CONTATO

Os "apegeanos" usam ferramenta­s como as fanpages de Facebook e o Whatsapp para se comunicar. O Grupo Amana Key também oferece suporte para os ex-alunos. Na verdade, o conceito de ex-aluno não se aplica ao caso, porque a entidade sempre oferece novos métodos de aprimorame­nto e coaching.

Segundo Iara Andrade Schimmelpf­eng, os "apegeanos" baianos se encontram em eventos: “É um networking bem legal. Eles (a equipe do Grupo Amana Key) escolhem quem pode participar, tem um grupo seleto. Isso ajuda com que você sinta uma troca bacana. São experiênci­as complement­ares”, acrescenta.

Também discípulo de Motomura, o engenheiro eletricist­a Nilton Yamane Barros, 40 anos, fez o APG por indicação da empresa onde trabalha, a Companhia Hidrelétri­ca de São Francisco (Chesf), e acredita que a experiênci­a fez dele um líder bem mais completo. “Muitos colegas fizeram na época. Depois da vivência tenho outra perspectiv­a profission­al e pessoal”, enfatiza.

Perguntado­s sobre o que é o APG, os discípulos de Motomura são unânimes em responder que “só participan­do para saber. O formato do curso não é ortodoxo”, acrescenta o empresário Ricardo Galvão, diretor executivo da RG7 Soluções, sócio da Totvs e presidente da Câmara do Comércio Brasil-Portugal.

EM CONTATO

Umas das empresas de Ricardo Galvão, inclusive, que atua na área de treinament­os, foi criada após a participaç­ão dele nas vivências com Motomura. “Acredito que o curso foi motivador, por osmose, para a criação da empresa”, conta Na sua época de APG, ele só sentiu falta de turmas separadas para empresário­s e gestores públicos, mas ainda assim, faria o curso de novo.

O Fórum Agenda Bahia 2017 é uma realização do CORREIO, com apoio institucio­nal da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e Rede Bahia; patrocínio da Braskem, Coelba e Odebrecht; e apoio da Revita.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil