Correio da Bahia

Alerta vermelho

- Fernanda Varela fernanda.varela@redebahia.com.br

Torcedor rubro-negro saque sua calculador­a do bolso porque agora nós vamos falar dos números do time no Brasileirã­o. E, desde já, adianto: são preocupant­es.

Pior mandante da competição, o Leão só conseguiu vencer dois jogos, dos 13 que disputou em seus domínios. O time empatou outros três jogos e perdeu oito. É aí que as contas começam a preocupar.

Se voltarmos para 2014, última vez que o Vitória foi re- baixado, e olharmos a tabela daquele ano, veremos que o time também fez péssima campanha como mandante. Além disso, perdeu os mesmos oito jogos em seus domínios. Por outro lado, venceu seis e empatou cinco vezes. Na ocasião, o rubro-negro caiu na 17ª posição, com 39 pontos somados. Dos 38 jogos daquele ano, venceu 10, empatou nove e perdeu 19.

Este ano, ainda restam 14 jogos para o Leão - ou seja, são 42 pontos em jogo. A boa notícia mora aí. Serão oito jogos longe do torcedor e seis como mandante. Fora de casa, o time do técnico Vagner Mancini já mostrou que tem uma melhor desenvoltu­ra.

Só neste ano, foram 11 jogos, com cinco triunfos, dois empates e quatro derrotas. Ou seja, venceu mais do que perdeu. Diferente de 2014, que o clube fez 19 jogos como visitante, venceu quatro - número inferior à atual campanha -, empatou três e perdeu 12.

Mudar de postura diante do seu torcedor é fundamenta­l. Hoje, o Leão tem um aproveitam­ento muito ruim em casa, de apenas 23% - menos da metade que tem como visitante, que é de 51,5%.

Mancini não jogou a toalha, mas admite que o emocional do grupo está abalado. Após derrota para o São Paulo por 2x1, no domingo, o time caiu para a 19ª posição na tabela, com apenas 26 pontos, de 72 disputados.

“Enfrentamo­s um adversário com velocidade e que teve a posse de bola. E aí o equilíbrio emocional pesou. O grupo precisa entender que não dá para jogar só quando está ganhando. Mas isso não se adquire em sete dias, leva o tempo de reconstrui­r. Já tivemos nove meses do ano. Não é em uma semana que vamos acertar isso. Dos últimos seis pontos, a gente fez só um, e isso deu uma estacionad­a na nossa classifica­ção”, disse o técnico.

Leão iguala ano do rebaixamen­to em número de derrotas em casa

PROBLEMAS

Cheio de desfalques, o Vitória ganhou mais um problema para a sequência do Brasileirã­o. Expulso no confronto contra o Coritiba, no dia 28 de agosto, pela 22ª rodada, o meia Yago foi punido após julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva com dois jogos de suspensão. O Leão vai recorrer. Além de Yago, Mancini já tem os desfalques de Willian Farias, Juninho e José Welison, todos no departamen­to médico. Para o próximo jogo, contra o Atlético-MG, Patric e Cleiton Xavier também não jogam, suspensos.

 ??  ?? Mancini aponta o caminho certo para Kanu e Wallace. Leão segue mal dentro de casa
Mancini aponta o caminho certo para Kanu e Wallace. Leão segue mal dentro de casa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil