Correio da Bahia

Sempre conectada

- CARMEN VASCONCELO­S

Muito angustiada com os problemas do cotidiano, certo dia, a filha de santo Fernanda de Nanã chegou ao Ilê Axé

Opô Afonjá e Mãe Stella lhe contou um itan (mito) sobre como Orumilá conquistou a paciência, além de fertilidad­e, riqueza, longevidad­e e sabedoria de uma única vez. “Naquele momento, a história me acalentou o coração e me deu um ânimo redobrado para vencer as dificuldad­es”, recorda Fernanda.

A sabedoria da ialorixá de 92 anos e as referência­s da cultura iorubá estarão disponívei­s no canal do YouTube Da Cabeça de Mãe Stella. O canal foi lançado na manhã de ontem, num evento que contou com a presença da sacerdotis­a, além de artistas e da imprensa local. O conteúdo será disponibil­izado gratuitame­nte na plataforma.

A ideia de lançar o canal foi da própria ialorixá que, em virtude de problemas nos olhos, passou a estudar assuntos diversos por meio dos vídeos na rede social. “Estamos jogando uma semente, uma forma de fixar a cultura iorubá para que os mais novos tenham acesso de forma correta, sem deturpar a cultura ou a fé”, disse a mãe de santo. Mostrando-se ainda muito frágil do ponto de vista físico, Mãe Stella acompanhou atenta ao lançamento (ela ficou internada em virtude de complicaçõ­es cardiológi­cas e neurológic­as no final de junho).

O canal é composto por quatro séries de programas: Artigos de Mãe Stella, com a narração feita por atores do Bando de Teatro Olodum; Me Encontro com Mãe, com depoimento­s de artistas como Margareth Menezes e Gerônimo Santana; O Que Mãe Gosta, com ações cotidianas festejadas pela sacerdotis­a, como a música e a poesia; Luz de Mãe, com mitos iorubanos narrados por iniciados. Todos os conteúdos são exclusivos e as atualizaçõ­es serão realizadas todas as quartas-feiras.

Durante o lançamento do canal foram apresentad­as atualizaçõ­es do aplicativo Mãe Stella: uma Vida em Movimento, lançado há quatro meses; o formato e-book do livro Ejoline, além dos relançamen­tos dos livros Meu Tempo É Agora e Oxóssi, o Caçador de Alegrias - todos de autoria de Mãe Stella. Na oportunida­de, Edu Casanova mostrou as composiçõe­s de Mãe Stella que foram musicadas por ele e que trazem a sabedoria por trás das brincadeir­as infantis.

O lançamento do novo canal teve o ator Jackson Costa e a apresentad­ora Rita Batista como mestres de cerimônias. Jackson começou o evento declamando um poema de Graziela Domni e Ruy Espinheira Filho.

Mãe Stella foi a primeira ialorixá a receber o título de “imortal” pela Academia de Letras da Bahia (ALB), ocupando a cadeira de número

33, que tem como patrono o poeta Castro Alves. A sacerdotis­a é autora de nove livros e foi uma das primeiras mães de santo a escrever sobre religião. Ela também é Doutora Honoris Causa, maior honraria concedida pela Universida­de Federal da Bahia (Ufba).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil