Correio da Bahia

Gol voa para longe da Bahia

- Júlia Vigné julia.nunes@redebahia.com.br

Empresa aérea anuncia escolha do Ceará para fazer conexões

A Bahia perdeu a disputa para se tornar um centro de conexões aéreas (hub de aviação) no Nordeste. A Air France-KLM e a GOL anunciaram ontem que os cinco voos semanais para Paris e Amsterdã a partir de maio de 2018 irão partir da capital do Ceará, Fortaleza, e não para Salvador. O anúncio foi feito em uma coletiva na sede do grupo, em São Paulo e em Paris, onde a direção da Air France apresentou a companhia Joon’s, uma subsidiári­a de baixo custo que vai fazer a rota entre o Brasil e a França.

Esse é o segundo hub de aviação que a Bahia perde no período de dois anos. O primeiro, da Azul, foi levado por Pernambuco, que disponibil­iza voos regulares para 12 cidades. O operaciona­lizado pela Gol e a Air France irá oferecer três voos diretos de Fortaleza para Amsterdã, da KLM, e dois para Paris, da Air France.

De acordo com o grupo, o estado do Ceará foi escolhido por conta da localizaçã­o geográfica com a Europa e das demais cidades do Norte e Nordeste, além do potencial de desenvolvi­mento do aeroporto, economia e turismo.

IMPACTO NO TURISMO Representa­ntes do turismo baiano lamentam por mais essa perda, que poderia impulsiona­r a chegada de visitantes. “O hub de voos movimenta pessoas e tripulaçõe­s, que iriam embarcar e desembarca­r em Salvador, além das cargas que seriam distribuíd­as no país e fora dele. Nós já perdemos o da Azul para Recife e agora esse para Fortaleza”, lamentou Sílvio Pessoa, presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentaçã­o.

Para Roberto Duran, presidente do Conselho Baiano de Turismo, perder o hub significa perder demanda e quantidade de voo, com menos passageiro­s e movimentaç­ão da malha turística da cidade. “Perdemos o da Azul, o da Gol e estamos bem atrás no hub que a Latam está levantando. Temos o da Avianca e espero que a gente continue com ele”, destaca.

A Federação do Comércio de

 ??  ?? Diretor da Air France, Franck Terner apresentou a companhia Joon’s
Diretor da Air France, Franck Terner apresentou a companhia Joon’s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil