Correio da Bahia

Super-humanas

- HILZA CORDEIRO

dar mais autonomia a ela.

Ana já tem uma vida normal, mas vai conseguir fazer coisas novas, vai ajudá-la no seu desenvolvi­mento, no processo de aceitação e autoestima”, comemorou.

Foi por meio das redes sociais que o CORREIO - realizador do evento - teve acesso à história da criança, que recebeu ontem a mãozinha biônica, feita em impressora 3D e inspirada no universo lúdico dos super-heróis. A única exigência que ela fez foi que o objeto fosse na cor rosa.

O clima era mesmo de descontraç­ão e, se antes estavam separados pelas fronteiras físicas, num instante Ana Luísa foi parar no colo do menino prodígio da Argentina. “Essa é uma das coisas mais bonitas que a tecnologia, em especial a impressão 3D, pode fazer pelas pessoas”, disse Tubaro.

Além da mão biônica, Gino apresentou outros produtos desenvolvi­dos a partir da impressora 3D, como a impressão de uma pizza e mesmo a construção de uma casa inteira com peças feitas de plástico.

Na mesma palestra, o impacto social da tecnologia também foi abordado pela super-humana paratriatl­eta patrocinad­a pela Braskem, Adriele Silva, 30. Ela compartilh­ou a sua história de superação. Após ter sido biamputada há cinco anos por causa de uma infecção generaliza­da, ela encontrou no atletismo a sua recuperaçã­o. A iniciação neste esporte só ocorreu graças a um amigo que lhe doou uma prótese, que nem era própria para corridas. “Mas eu queria fazer mesmo assim. É que quando essas coisas acontecem com a gente, nós queremos encontrar nosso estado normal, que é a capacidade de correr. Então, eu queria voltar a ter meus movimentos, mas fui vendo que podia ser mais do que isso”. Hoje, Adriele é recordista brasileira nos 100m, 200m e 400m rasos. A questão da acessibili­dade citada por Tubaro voltou a ser discutida por ela, já que os atletas dependem dos equipament­os para competir.

O Fórum Agenda Bahia 2017 é uma realização do CORREIO, com apoio institucio­nal da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e Rede Bahia; patrocínio da Braskem, Coelba e Odebrecht; e apoio da Revita.

 ??  ?? Ana Luísa, 5 anos, recebeu ontem do inventor argentino uma prótese que lhe dará mais autonomia e autoestima
Ana Luísa, 5 anos, recebeu ontem do inventor argentino uma prótese que lhe dará mais autonomia e autoestima
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil