Correio da Bahia

Blockchain: uma nova revolução digital

-

Já imaginou um sistema praticamen­te a prova de fraudes e pirataria? Isso é o que o blockchain promete ser: um protocolo de transmissã­o de valores pela internet que funciona como um livro contábil, registra as transações, mas sem precisar de um intermediá­rio, como banco, por exemplo.

Ele é um registro de transações digitais que as criptograf­a para dar mais segurança e que, ao invés de armazenar os dados em um único local, utiliza a rede para guardar as informaçõe­s em blocos. “A revolução do blockchain é a revolução da inclusão. Ele vai permitir que qualquer pessoa faça qualquer coisa. Vai poder investir, ser investido, ter microcrédi­to, acesso ao título de propriedad­es. Ele inclui no sistema financeiro o cidadão sem precisar de burocracia”, explicou o engenheiro Carl Amorim, representa­nte do Blockchain Research ontem no Agenda Bahia.

A fronteira nacional também é uma barreira que é derrubada pelo blockchain. Como a descentral­ização é utilizada como medida de segurança, cada computador conectado à rede valida e repassa as transações, obtendo uma cópia da blockchain e é por isso que o sistema é praticamen­te a prova de fraudes.

“A pessoa teria que descriptog­rafar o bloco específico e todos que vêm depois deles, em menos de 10 minutos. Até aí é tranquilo, se a pessoa tem um supercompu­tador. O problema é que essa operação tem que ser realizada em todos os mais de 10 mil computador­es ligados nessa rede. Não temos essa quantidade de energia disponível para fazer isso atualmente”.

O banco de dados é formado a partir dos blocos de criptograf­ia realizados pelo blockchain. Cada bloco guarda informaçõe­s (documentos, livros, músicas) ou transações. Quando outras transações são adicionada­s, a informação é guardada no bloco de acordo com o momento de processame­nto.

Assim, as transações podem ser realizadas sem o intermédio de uma terceira parte e os usuários ficam no controle total de suas informaçõe­s e transações, o que dá mais transparên­cia ao processo, que fica visível para todas as partes.

 ??  ?? Carl Amorim falou em sua palestra sobre as vatangens da tecnologia que torna transações mais seguras
Carl Amorim falou em sua palestra sobre as vatangens da tecnologia que torna transações mais seguras
 ??  ?? Coach Fábio Rocha falou da necessidad­e de se reprograma­r a mente
Coach Fábio Rocha falou da necessidad­e de se reprograma­r a mente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil