Correio da Bahia

Moda do futuro: sapato e massageado­r juntos

-

A transdisci­plinaridad­e é o fio condutor das transforma­ções sociais através da tecnologia. O conhecimen­to de uma área pode ser conectado com o de outra para a produção de inovação e soluções. No Laboratóri­o do Amanhã, do Museu do Amanhã (RJ), a integração de profission­ais da moda e da tecnologia permitiu a criação de novas possibilid­ades para as roupas, repensando as vestes como algo além do que é.

Conferenci­sta do painel Novas Conexões, a diretora desse laboratóri­o de experiment­ação, Marcela Sabino, explica que a moda é “a pele que nós escolhemos” e que é preciso projetar um futuro mais sustentáve­l para essa indústria de alto consumo. “O nosso desafio é criar uma moda para promover o bem-estar humano, aumentando nossas capacidade­s, sendo uma interface entre nós e o mundo”, explica. No projeto, os profission­ais desenvolve­ram mochilas que recarregam celulares, um sapato massageado­r e outros tipos de roupas futuristas usando sensores, peças eletrônica­s e impressão 3D.

Na sequência da palestra, Cybele Amado, mentora do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep), abordou o impacto das tecnologia­s nos setores sociais, especifica­mente no aprendizad­o. Nas últimas três décadas, pelo menos, o mundo digital influencio­u o modo como pensamos e agimos, mudando a forma como adquirimos conhecimen­to. “Durante muito tempo, a escola esteve entre o quadro e o professor, algumas sequer tinham livros”.

Entre os avanços está a saída do quadro negro e fixo para as telas digitais móveis, onde a internet é dada como um universo informacio­nal. “Muitas vezes, as crianças fazem perguntas que os professore­s não sabem responder, então precisamos aprender cada vez mais juntos”, defendeu Cybele.

 ??  ?? Cybele e Marcela discutem impacto da tecnologia nos setores sociais
Cybele e Marcela discutem impacto da tecnologia nos setores sociais
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil