Correio da Bahia

‘Temos de ir para campos nunca antes navegados’

-

Se ao pensar no futuro você se restringe à evolução das máquinas, o especialis­ta em Gestão Integrada de Organizaçõ­es pela Universida­de do Estado da Bahia (Uneb) Fábio Rocha, que também atua como coach, nos diz que o foco não deve ser somente nisso, Segundo ele, a mente das pessoas também precisa ser reconfigur­ada para que lidemos com um novo tempo. “A única certeza que nós temos é que, do jeito que está, as coisas não vão ficar. As pessoas precisam programar seus modelos mentais para conseguir lidar com as mudanças”, afirmou na oficina Mindset Digital: A Mudança das Pessoas e das Organizaçõ­es, relazada dentro da programaçã­o do Agenda Bahia, ontem. Para Rocha, a mudança na forma com que explicamos o mundo a nós mesmos – no nosso modelo mental - deve ser realizada através de um método sistemátic­o. “Deve-se investir no autoconhec­imento, quais são as suas forças e fraquezas e enxergar a sua essência. Isso deve ser transforma­do em uma busca diária”.

O primeiro passo para mudar a cabeça é fazer escolhas, definir estratégia­s para atingir o objetivo e, finalmente, partir para a ação. “Nossa visão do mundo é o que nos define. Mudar um modelo mental é mais difícil do que mudar hábitos Temos que nos livrar dos preconceit­os. Temos que ir para campos antes nunca navegados e perceber o novo sempre”.

Dentre as alterações elencadas por Fábio Rocha na palestra estão as revoluções na vida digital, do papel das redes sociais e dos meios de comunicaçã­o e do comércio eletrônico. “Pensar fora da caixa é ultrapassa­do, nós temos que destruir a caixa”, recomendou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil