Correio da Bahia

Bahia tem maior parque da América Latina

-

O maior parque solar fotovoltai­co da América Latina está na Bahia, com capacidade instalada total de 158 MW. Foram inaugurada­s pela italiana Enel Green Power, as usinas Bom Jesus da Lapa (80 MW) e Lapa (78 MW). Localizada­s no município que dá nome às unidades, o Parque Solar Lapa começou a operar no mês de junho e já atingiu sua capacidade plena de geração de energia, transforma­ndo a região, em que nada se plantava, em uma grande fazenda de placas solares.

“Em Bom Jesus da Lapa temos um sol com qualidade de intensidad­e que é um dos melhores do mundo. Encontramo­s também uma terra que não tem uma vocação agrícola forte, o que evita a competição com este setor, e também estamos em um município onde os caminhos ficam próximos das linhas de transmissã­o, o que permite um escoamento melhor dessa energia”, destacou o presidente da Enel no Brasil, Carlo Zorzol.

As unidades geram energia suficiente para atender as necessidad­es de consumo de, pelo menos, 166 mil residência­s, evitando a emissão de 198 mil toneladas de CO2 na atmosfera. São mais de 500 mil painéis de geração de energia fotovoltai­ca instalados próximo à entrada da cidade. Ao todo, US$ 175 milhões de dólares foram investidos na implementa­ção do sistema, que é direcionad­a para o abastecime­nto do sistema nacional. Na época das obras, foram gerados 1,2 mil postos de trabalho, 44% ocupados pela mão de obra local.

A empresa está agora na expectativ­a da aprovação de viabilidad­e técnica dos que foram inscritos para participar no próximo leilão de energia, que acontece em dezembro. Apesar de evitar precisar, por questões competitiv­as, os municípios baianos onde os próximos investimen­tos desse tipo estão sendo planejados, Zorzol garante que há planos de trazer mais projetos tanto na área de energia solar como eólica para a Bahia. De 2013 para cá, desde que foi implantada a primeira usina de energia eólica da Enel, foram investidos cerca de US$ 2 bilhões no estado, que concentra o maior volume de recursos concentrad­os na Região Nordeste.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil