Correio da Bahia

Guerra dos 10 tesouros

- Luan Santos luan.santos@redebahia.com.br

DEM e PT travam duelo por apoios e votos nas maiores cidades do interior

A um ano da disputa eleitoral pelo governo do estado, as principais lideranças políticas das dez maiores cidades do interior já estão posicionad­as em um dos lados da batalha que começa a se desenhar entre o governador Rui Costa (PT) e o prefeito ACM Neto (DEM). O CORREIO mapeou as articulaçõ­es em torno das alianças com 54 caciques desses municípios, sendo que apenas cinco ainda estão em cima do muro sobre o apoio ao petista ou ao democrata em 2018, caso a disputa entre os dois se confirme na sucessão.

Embora o prefeito ainda não tenha se posicionad­o sobre a candidatur­a ao governo do estado, seus aliados já trabalham na articulaçã­o de líderes regionais nos maiores colégios do interior, de olho nos votos de 1,66 milhão de eleitores, fatia que representa 16% do total do estado. Entre os prefeitos, cinco estão com Rui, quatro com Neto e um ainda não escolheu lado.

Em Feira de Santana, a maior do interior, o jogo já está praticamen­te definido. Um dos maiores redutos do democrata, a Princesa do Sertão é estratégic­a por ser a capital de sua própria região metropolit­ana, composta por 16 municípios, e exercer influência nesse entorno.

Lá, o prefeito José Ronaldo (DEM), reeleito no ano passado com 71% dos votos válidos, é o principal cabo eleitoral de Neto, enquanto o deputado estadual Zé Neto (PT), derrotado pelo democrata na disputa pela prefeitura, segue no time Rui. O governador também conta com o apoio do deputado federal Fernando Torres (PSD).

Mesmo sendo dominado pelo DEM, o que se refletiu na boa votação de José Ronaldo, Feira deu vitória a Rui em 2014, no embate com o ex-governador Paulo Souto (DEM).

INVERSÃO

Por outro lado, Vitória da Conquista, histórico reduto petista, viu a oposição conseguir uma vitória depois de 20 anos sob domínio do PT, com a eleição de Herzem Gusmão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil