Correio da Bahia

Acidentes mataram 34 mil em 17 anos na Bahia

-

Nos últimos 17 anos, somente no estado da Bahia, 34.534 pessoas morreram em decorrênci­a de acidentes de trânsito. O número equivale à população de cidades baianas como Cachoeira, no Recôncavo, ou Riachão do Jacuípe, no Nordeste do estado. Desse total, 6.695 pessoas estavam pilotando motociclet­as, enquanto 12.080 ocupavam carros. O assunto foi debatido na semana passada em congresso em Sauipe.

“Os acidentes de moto representa­m hoje o maior e mais grave problema de saúde pública do estado, tendo em vista os elevados custos econômicos e sociais, além da elevada taxa de ocupação de leitos hospitalar­es, visto que são pacientes politrauma­tizados”, afirma o secretário estadual de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

Entre as ações previstas pelo governo da Bahia para reduzir, sobretudo, o número de acidentes envolvendo motociclis­tas está a inclusão dos acidentes de trânsito como doença de notificaçã­o compulsóri­a, a ampliação do número de blitz de alcoolemia e a criação de um plano de segurança viária.

“Além disso, vamos desenvolve­r um aplicativo para celular que possibilit­a unir entidades governamen­tais e a sociedade civil no monitorame­nto e georrefere­nciamento dos acidentes nas cidades e rodovias”, destaca Vilas-Boas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil