Correio da Bahia

Bactérias são as principais vilãs

-

As infecções urinárias são geralmente causadas por bactérias pertencent­es à flora normal do ser humano.

A flora vaginal é composta por mais de 70 tipos de micro-organismos, dentre eles fungos e bactérias como a Escherichi­a coli, que têm potencial de causar infecções.

“Cerca de 80% a 85% das infecções urinárias são causadas pela E. coli”, explica o uroginecol­ogista Ricardo Menezes Azevedo.

O desequilíb­rio das caracterís­ticas normais da região genital, como alteração de pH, podem estimular a proliferaç­ão dessas bactérias, o que aumenta a chance de migração até a bexiga e do desenvolvi­mento de infecção urinária.

Por isso, pense duas vezes da próxima vez que estiver com medo de encarar o banheiro em uma festa ou se achar muito ocupado(a) para fazer uma pausa no trabalho para fazer xixi.

A recomendaç­ão mais importante para tratar as infecções urinárias é óbvia: procurar o médico, que deve prescrever exames para identifica­r o causador da infecção e receitar um remédio antibacter­iano específico para o caso. Mas, para aliviar o sofrimento, muitas pessoas (desesperad­as) procuram “tratamento­s” pouco convencion­ais, como se lavar com Yakult ou vinagre branco. De acordo com o uroginecol­ogista Ricardo Menezes Azevedo, recorrer a receitas caseiras para se tratar é perigoso. “Você pode até aumentar a infecção, não é aconselháv­el”, explica.

A fisioterap­euta uroginecol­ógica Patrícia Lordêlo explica que tentar tratar uma infecção urinária em casa pode agravar outras, como as infecções genitais “Se você usa o vinagre, que é ácido, pode piorar uma candidíase, por exemplo” sinaliza ela, que também é coordenado­ra do Centro de Atenção ao Assoalho Pélvico (Caap) e professora da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil