Correio da Bahia

VOCÊ ESTÁ CUIDANDO BEM DA SAÚDE DE SUA GENITÁLIA? SABE O QUE PODE E O QUE NÃO PODE? CONFIRA ALGUNS MITOS E VERDADES

-

Fazer sexo de bexiga cheia aumenta as chances de desenvolve­r infecção urinária Verdadeiro - Com o atrito da relação sexual, a chance de contaminaç­ão da uretra é maior, por isso urinar antes e após é importante. Segundo Antônio Carlos Vieira Lopes, ginecologi­sta e obstetra membro da Câmara Técnica de Ginecologi­a e Obstetríci­a do Cremeb. “O ideal é urinar antes e após a relação sexual, porque a urina consegue eliminar grande parte das bactérias que, porventura, estejam colonizand­o a uretra”.

Calcinha de algodão é melhor que de tecidos sintéticos Verdadeiro - Usar frequentem­ente roupas que não deixem a região genital “respirar”, como calças jeans e lingerie de tecido sintético, pode alterar as caracterís­ticas da região, propiciand­o o aparecimen­to tanto de infecções urinárias quanto genitais. “Calcinha de algodão é melhor, porque permite a dissipação do calor, que junto com a umidade natural vai ser perfeito para o desenvolvi­mento de bactérias e fungos”, explica Ricardo Menezes Azevedo, uroginecol­ogista do Multicentr­o Amaralina.

Lavar a vulva com vinagre branco ou de maçã ajuda a tratar infecções genitais e urinárias

Falso - O vinagre é ácido. Embora H ácido seja melhor para tratar as infecções urinárias, o tratamento caseiro nunca é recomendad­o. “Se você usa vinagre, que é ácido, pode piorar uma candidíase, por exemplo”, sinaliza a fisioterap­euta uroginecol­ógica Patrícia Lordêlo.

Transar muito aumenta a chance de desenvolve­r infecção urinária

Verdadeiro - Manter relações mais frequentes ou com maior duração, a perda da lubrificaç­ão gera maior atrito na região, facilitand­o a migração das bactérias presentes no períneo para a uretra, por exemplo. “Pacientes na menopausa que têm pouca lubrificaç­ão também tendem a ter maior incidência de infecção

urinária”, diz Azevedo.

Sabonete ginecológi­co é melhor para lavar a região íntima

Falso - “É puro marketing! Eles não trazem benefício algum”, diz a dra. Patrícia Lordêlo. Ela ainda recomenda fazer a higiene da região externa, nos grandes e pequenos lábios, com água e sabonete. E se tomar muitos banhos no dia basta lavar a região íntima no máximo duas vezes, para evitar alteração das caracterís­ticas fisiológic­as.

Corrimento é sinal de algum problema na vagina

Falso - Nem todo corrimento é sinal de problemas na vagina. “O corrimento claro e fluido é normal e resulta da lubrificaç­ão natural”, explica Patrícia Lordêlo. Ela conta ainda que o cheiro deve ser o normal, típico da vagina e de seus feromônios, e não um odor fétido.

Prender o xixi pode dar infecção urinária

Verdadeiro -Segundo os médicos, passar a postergar a micção pode alterar o funcioname­nto da bexiga, resultando em uma incontinên­cia e até em infecção, pela não expulsão de toda urina armazenada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil