Correio da Bahia

Terror das vítimas choca o mundo

-

Quandos os primeiros tiros foram dados da janela do 32º andar do Mandelay Bay, boa parte do público do festival de música country, que acontecia do outro lado da rua, não se deu conta do que acontecia. “Começaram a atirar e todo mundo pensou, a princípio, que eram fogos de artifício. E as pessoas começaram a cair no chão ao redor de nós”, disse uma mulher que estava na plateia do festival.

“Quando saímos para trás, começamos a ver as pessoas que foram alvejadas e as pessoas mortas e foi aí quando me dei conta: ‘Isso é real”, completou a jovem.

Outra testemunha descreveu o pânico: “Havia tiros e sangue por todos os lados, foi horrível. Você ouve sobre isso na TV, mas não acha que vai acontecer com você”. O Condado de Clark, onde fica Las Vegas, emitiu uma declaração de emergência.

Horas depois do ataque, autoridade­s do mundo inteiro, além de artistas e do próprio Jason Aldean, que fazia o show no momento do ataque, se pronunciar­am. “Essa noite foi além do terrível. Eu continuo sem saber o que dizer, mas queremos que saibam que eu e minha equipe estamos a salvo. Meus pensamento­s e orações vão para todos os envolvidos”, lamentou.

O papa Francisco tratou o episódio como uma “tragédia sem sentido” e elogiou os esforços dos serviços de emergência, além de prometer “orar pelos feridos e vítimas, confiando-lhes ao misericord­ioso amor de Deus”.

Chefes de Estado de todo o mundo também lamentaram o ataque. O presidente do Brasil, Michel Temer, escreveu no Twitter: “Nosso sentimento de pesar e solidaried­ade às vítimas, aos familiares e ao povo americano”.

Já o presidente russo, Vladimir Putin, disse que “o crime, que tirou a vida de dezenas de cidadãos pacíficos, choca por sua crueldade”. O secretário-geral das Nações Unidas, António Gutiérres, se disse “perturbado e alarmado” pelo “horrível” ataque.

Também se pronunciar­am o presidente da Bolívia, Evo Morales, que falou em “profunda angústia e tristeza” e o governo da Venezuela, que enviou as “mais sinceras condolênci­as” e “mais profunda solidaried­ade” aos EUA.

O ex-presidente americano Barack Obama também se pronunciou pelo Twitter: “Nossos pensamento­s estão com as suas famílias e todos que passaram por outra tragédia sem sentido”.

As luzes do Empire State Building, em Nova York, se apagaram em homenagem às vítimas. O mesmo aconteceu com a Torre Eiffel, em Paris.

Mas a solidaried­ade veio, principalm­ente, de gente comum. As filas para doação de sangue, ontem, chegaram a ter espera de seis a oito horas em clínicas. Também houve doações de água e quartos de hotel liberados para familiares.

O presidente do UFC, Dana White, disse que a organizaçã vai doar US$ 1 milhão às famílias das vítimas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil