Correio da Bahia

Datafolha: para 54%, Lula deve ser preso

- Agências mais@correio24h­oras.com.br

Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra que mais da metade dos brasileiro­s deseja ver o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) preso pelas suspeitas de crimes de corrupção cometidos durante e após a sua gestão. Para 54% dos entrevista­dos, o resultado das investigaç­ões da Lava Jato é suficiente para justicar a prisão de Lula. Outros 40% sustentam que não há motivos para que o ex-presidente seja detido. Ficaram sem opinar outros 5%.

O apoio à prisão de Lula aumenta de acordo com o grau de instrução dos entrevista­dos (69% estão entre os que têm nível superior e 37% entre os com nível fundamenta­l) e a renda familiar mensal (chega a 76% no grupo mais rico e a 42% no mais pobre). Nas regiões Sul (61%) e Sudeste (65%) a maioria defende a prisão do petista. Já no Nordeste, onde os índices de popularida­de dele são mais altos, o número cai: 34%.

Porém, de forma geral, em todos os grupos é predominan­te a opinião de que Lula não será preso ao fim das investigaç­ões: 66% no total.

LAVA JATO

Em relação à Lava Jato, os brasileiro­s estão divididos quanto aos efeitos futuros da operação. Houve um empate técnico, de 44% para cada lado, entre os que acreditam que a corrupção diminuirá e os que creem que ela continuará a mesma para sempre. Para 9%, atos ilícitos aumentarão nos próximos anos.

A maioria dos entrevista­dos (62%) repudia a corrupção e afirma que ela causa mais danos ao país do que a incompetên­cia dos governos. Além disso, 80% concordam com a ideia de que “a corrupção é inaceitáve­l em qualquer circunstân­cia”. A ideia de que “se um governante administra bem o país, não importa se ele é corrupto ou não”, é rejeitada por 74% dos entrevista­dos.

INFLUÊNCIA

O ex-presidente Lula pode influencia­r os votos de metade dos eleitores de baixa renda e menor escolarida­de, segundo o Datafolha. Os números indicam que o petista tem potencial para ser um cabo eleitoral de peso em 2018, mesmo que tenha sua condenação por corrupção confirmada e fique fora das urnas.

A pesquisa mostrou que, entre eleitores que completara­m apenas o ensino fundamenta­l, 41% respondera­m que votariam “com certeza” no candidato a presidente apoiado por Lula. Outros 14% disseram que “talvez” fizessem essa escolha. No grupo com renda de até 2 salários mínimos, que representa quase metade do eleitorado brasileiro, 35% afirmaram que votariam no candidato apoiado pelo ex-presidente e 17% respondera­m que talvez optassem por esse nome.

Apesar desse potencial, os eleitores do petista tendem a se dispersar quando ele é excluído do rol de presidenci­áveis apresentad­os aos entrevista­dos – ao menos por enquanto. Segundo Mauro Paulino e Alessandro Janoni, diretores do Datafolha, isso ocorre devido ao desconheci­mento e pela dificuldad­e de identifica­ção do eleitor lulista com os nomes em jogo.

O Datafolha ouviu 2.772 pessoas em 194 cidades. A margem de erro da pesquisa, divulgada ontem no jornal Folha de S. Paulo, é de dois pontos percentuai­s.

Pesquisa mostra que maior parte dos eleitores defende prisão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil