Correio da Bahia

Ataques atingem outras regiões

-

A onda de roubos de gado não aflige apenas os produtores rurais do Recôncavo. É o que garante o assessor jurídico da Federação da Agricultur­a e Pecuária do Estado (Faeb), Carlos Bahia, que acompanha o setor há mais de duas décadas. “Sabemos que na Bahia, desde o início do ano, o problema se agravou e já ocorreu em propriedad­es de todas as regiões, alcançando milhares de cabeças de gado, sendo que os roubos e furtos se dão também com relação a insumos agrícolas, máquinas, implemento­s”, cita.

De acordo com a entidade, as cidades onde têm ocorrido maior incidência de abigeato (roubo de gado) são Feira de Santana, Antonio Cardoso, Tanquinho, Iaçu e Marcionili­o Souza (no Centro-Norte do estado), Riachão do Jacuípe, Rio Real, Barrocas, Biritinga (no Nordeste), Caetité (Sudoeste), Iramaia (Chapada Diamantina), além de praticamen­te todos os municípios do Sul, incluindo Itaju do Colônia e Itapetinga. Nessas duas cidades, além dos contumazes abigeatári­os, os fazendeiro­s disseram suspeitar do furto de gado por parte de índios, que invadiram 27 fazendas entre os dias 23 e 30 do mês passado. Uma das propriedad­es invadidas pertence à família do ex-ministro Geddel Vieira Lima – a família entrou com um pedido de reintegraç­ão de posse. A polícia vai investigar as denúncias de roubo de animais.

Segundo Carlos Bahia, a Confederaç­ão da Agricultur­a e Pecuária (CNA), sindicatos de produtores e a própria Faeb estão desenvolve­ndo um levantamen­to, a nível nacional, para se chegar a um diagnóstic­o preciso do número de propriedad­es e produtores que tiveram animais roubados, entre outros dados que possam ajudar no controle das ocorrência­s. A Faeb, inclusive, tem um setor que recebe denúncias, que podem ser feitas pessoalmen­te (na sede da empresa, na Rua Pedro Rodrigues Bandeira, 143, Comércio) ou no telefone 71 3415-7100.

 ??  ?? Robério, 55, preso com material
Robério, 55, preso com material

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil