Cân­cer e be­ne­fí­ci­os le­gais

Correio da Bahia - - Front Page -

Com a che­ga­da de outubro, mais uma vez, dá-se ên­fa­se às cam­pa­nhas de cons­ci­en­ti­za­ção pa­ra pre­ven­ção do cân­cer, al­cu­nha­das de outubro ro­sa e no­vem­bro azul. Na pri­mei­ra, des­ta­ca-se a im­por­tân­cia do au­to­e­xa­me pa­ra di­ag­nós­ti­co precoce de even­tu­al cân­cer de ma­ma, sobretudo pa­ra o pú­bli­co fe­mi­ni­no (em­bo­ra pos­sa ocor­rer também em pes­so­as do se­xo mas­cu­li­no). Já no mês sub­se­quen­te, abor­da-se a re­le­vân­cia do exa­me pa­ra evi­tar o cân­cer de prós­ta­ta, bem co­mo a des­mi­ti­fi­ca­ção do pre­con­cei­to exis­ten­te qu­an­to ao pro­ce­di­men­to.

Des­sa for­ma, o fo­co re­si­de em pre­ve­nir a exis­tên­cia da do­en­ça, ou, ain­da, na bus­ca de seu tra­ta­men­to o mais ce­do possível, au­men­tan­do as chan­ces de cu­ra. To­da­via, in­fe­liz­men­te, por ve­zes nem to­das as ini­ci­a­ti­vas são su­fi­ci­en­tes pa­ra evi­tar o sur­gi­men­to do mal. Nes­ses ca­sos, na bus­ca de me­lho­rar a qualidade de vi­da do por­ta­dor da ne­o­pla­sia (no­men­cla­tu­ra téc­ni­ca do cân­cer), são con­ce­di­dos be­ne­fí­ci­os le­gais ao pa­ci­en­te, se­jam de na­tu­re­za tra­ba­lhis­ta, pre­vi­den­ciá­ria, tri­bu­tá­ria e cí­vel.

Em ma­té­ria tra­ba­lhis­ta, a Lei 8.922/94 ins­ti­tuiu a pos­si­bi­li­da­de de le­van­ta­men­to to­tal dos va­lo­res de­po­si­ta­dos na con­ta vin­cu­la­da ao FGTS (Fun­do de Ga­ran­tia do Tem­po de Ser­vi­ço) pa­ra o por­ta­dor de cân­cer; possível, ain­da, o sa­que do PIS (em­pre­ga­dos do se­tor pri­va­do) e Pa­sep (ser­vi­do­res pú­bli­cos). Já na área pre­vi­den­ciá­ria, des­ta­ca-se a pos­si­bi­li­da­de de apo­sen­ta­do­ria in­te­gral, ca­so o tra­ba­lha­dor aco­me­ti­do da ne­o­pla­sia per­ca, de for­ma in­te­gral e per­ma­nen­te, a sua ca­pa­ci­da­de (fí­si­ca ou psi­co­ló­gi­ca) pa­ra o tra­ba­lho; tem di­rei­to, ain­da, a um adi­ci­o­nal de 25% na apo­sen­ta­do­ria ca­so pre­ci­se de cui­da­dos per­ma­nen­tes de ou­tra pes­soa (au­xí­lio-acom­pa­nhan­te).

Já na área tri­bu­tá­ria des­ta­ca-se a isen­ção de im­pos­tos co­mo IPI, ICMS, IPVA e IOF na aqui­si­ção de veí­cu­los au­to­mo­to­res (possível re­du­ção de mais de 22% do va­lor do veí­cu­lo), bem co­mo isen­ção de im­pos­to de ren­da de­cor­ren­te dos pro­ven­tos da apo­sen­ta­do­ria por in­va­li­dez. Por fim, des­ta­ca-se a pre­vi­são de qui­ta­ção de fi­nan­ci­a­men­to imo­bi­liá­rio no SFH (em ca­so de apo­sen­ta­do­ria in­te­gral) e, também, obri­ga­to­ri­e­da­de de cus­teio (SUS ou Pla­nos de Saú­de) de ci­rur­gi­as plás­ti­cas de re­cons­tru­ção ma­má­ria de­cor­ren­te de mu­ti­la­ções oriun­das de cân­cer de ma­ma.

Es­ses são ape­nas al­guns dos be­ne­fí­ci­os dos pa­ci­en­tes com cân­cer. In­for­ma­ção é vi­tal pa­ra ga­ran­tia do di­rei­to!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.