Correio da Bahia

Maioria das PMEs lançaram produtos

-

A pesquisa da Deloitte, realizada em parceria com a Editora Abril, teve como objetivo mostrar as estratégia­s de cada empresa para o reposicion­amento no mercado em tempos de crise. Além da Tia Sônia, outras pequenas e médias empresas baianas que aparecem no ranking das 100 que mais cresceram no Brasil entre 2014 e 2016 são a Gertec Brasil

(18ª), a MA Almeida Engenharia (30ª), a Ciberian TI (58ª) e a Morais de Castro Produtos Químicos (64ª).

Entre as empresas do ranking das 100 que mais cresceram, a mediana do número de funcionári­os se manteve em 2016, em um patamar similar ao do ano anterior. Já a divisão da receita líquida por funcionári­o aumentou em 23% no mesmo período, o que indica que essas empresas obtiveram maior eficiência.

Realizada desde 2006, a pesquisa, pela primeira vez, além das pequenas e médias empresas, envolveu também outras de maior porte na premiação “Best Managed Companies – Brasil”, com o objetivo de valorizar as melhores práticas de gestão que podem inspirar gestores e empreended­ores. O estudo sublinha que “o mercado brasileiro se mobiliza em torno de soluções para a retomada da atividade econômica no País”, e que, “as pequenas e micro empresas têm muito a contribuir.”

Quase 90% das PMEs do ranking lançaram novos produtos e serviços em 2016, refletindo um esforço dessas organizaçõ­es de se reposicion­ar no mercado. Um grupo importante de empresas entre as PMEs classifica­das para o ranking está engajado em práticas de fomento à inovação, como investimen­to em tecnologia, formação de profission­ais para lidar com desafios diversos e disseminaç­ão de uma cultura aberta a novas perspectiv­as na solução de problemas.

Quase 70% das empresas contam com uma equipe dedicada (integral ou parcialmen­te) para a gestão e o desenvolvi­mento da inovação. Segundo a pesquisa, parte das PMEs que mais cresceram revelou considerar um desafio prioritári­o o equilíbrio entre a volatilida­de da demanda – intensific­ada no atual cenário econômico – e os custos com fornecedor­es.

 ??  ??
 ??  ?? Marcos e a mãe Sônia na garagem de casa; fábrica adaptada
Marcos e a mãe Sônia na garagem de casa; fábrica adaptada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil