Correio da Bahia

Empresa em casa será autorizada por decreto da prefeitura

-

Buscando incentivar o empreended­orismo na capital e reduzir a burocracia enfrentada por quem quer abrir empresas na cidade, a prefeitura de Salvador emitirá um decreto na próxima semana permitindo a abertura de empresas em endereços residencia­is. O decreto faz parte do eixo Simplifica do programa Salvador 360, lançado em maio pelo prefeito ACM Neto. “A gente viu que havia uma burocratiz­ação muito grande com relação a isso, o que fazia com que quem não precisasse de endereço físico próprio para a empresa, tivesse um ‘endereço fantasma’, o que resultava em despesa desnecessá­ria de escritório. Na prática, o decreto permite que o endereço da empresa seja residencia­l”, explicou o secretário de desenvolvi­mento Guilherme Bellintani.

Trabalhar de casa pode parecer atrativo para muitas pessoas e vêm ganhando o gosto dos soteropoli­tanos. Mesmo parecendo uma oportunida­de fácil, o técnico do Sebrae Fabrício Barreto ressalta que é importante realizar um planejamen­to prévio, para só assim colocar a ideia em ação. “Abrir empresas em casa é uma tendência. As pessoas estão tendo mais a iniciativa de empreender em função do momento econômico. Geralmente essas atividades começam de maneira informal, mas é importante que haja um planejamen­to do negócio”, explicou.

Dentre as tarefas estão o planejamen­to de recursos, definição do diferencia­l da mercadoria diante da concorrênc­ia, planejamen­to de logística de entrega e de marketing, além de separar as despesas da casa das do negócio. “É importante procurar os órgãos reguladore­s para buscar orientação. Para quem tem o faturament­o de até R$ 5 mil, é importante se legalizar enquanto Microempre­endedor Individual (MEI). Para quem ganha mais, já é orientado fazer o CNPJ da empresa”, indica. José Roberto Almeida

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil