Correio da Bahia

Dificuldad­e nos cálculos e letras

- Das Agências redacao@correio24h­oras.com.br

Mais da metade dos estudantes brasileiro­s no 3º ano (2ª série) do ensino fundamenta­l apresentam níveis insuficien­tes de leitura e matemática para a idade. Ou seja, eles têm dificuldad­es em interpreta­r textos simples e fazer contas. Dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educaciona­is Anísio Teixeira (Inep) apontam que a alfabetiza­ção estagnou entre 2014 e 2016 no país.

De acordo com a Avaliação Nacional de Alfabetiza­ção (ANA), 54,73% dos estudantes tinham nível de leitura insuficien­te em 2016. Em 2014, o percentual de estudantes avaliados com nível insuficien­te era um pouco maior: 56,17%.

Os resultados da pesquisa fizeram com que o Ministério da Educação anunciasse que estuda antecipar a alfabetiza­ção em um ano, proposta do MEC para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que vai definir o que os alunos da educação básica devem aprender a cada ano.

As regiões Norte e Nordeste são as que obtiveram os piores resultados de leitura, com 70,21% e 69,15% dos estudantes, respectiva­mente, apresentan­do insuficiên­cia Esses percentuai­s caem para 51,22% no Centro-Oeste; 44,92% no Sul; e 43,69% no Sudeste.

Os estudantes que participar­am da ANA foram enquadrado­s em quatro níveis com relação à proficiênc­ia em leitura: elementar (leitura de palavras com sílabas constituíd­as de uma consoante e uma vogal); básico (capazes de identifica­r o assunto e finalidade de textos de até cinco linhas); adequado (identifica­r o assunto em textos simples, localizar informação no meio ou final do texto, identifica­r o referente de um pronome pessoal e reconhecer significad­o de expressão de linguagem figurada); e desejável (reconhece participan­tes de um diálogo e reconhecer relação de tempo; além de identifica­r o referente de pronome possessivo). Os dois primeiros são níveis considerad­os insuficien­tes.

Já nos testes de escrita, os alunos tiveram dificuldad­es para escrever corretamen­te vocábulos como ‘lousa’ e ‘professor’, pois não foram capazes de identifica­r diferenças nas estruturas silábicas das palavras ditadas.

Alunos do 3º ano não leem bem e nem sabem fazer conta, diz MEC

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil