Correio da Bahia

Após morte, Santa Cruz fica sem ônibus

- Gilvan.santos@redebahia.com.br

Um mês depois de ter o transporte público interrompi­do, o bairro de Santa Cruz está mais uma vez sem ônibus. O motivo? O mesmo: a falta de segurança. Na tarde de ontem, Erivelton de Assis Santos, 22 anos, morreu durante uma ação da Polícia Militar na região. Moradores dizem que ele era pedreiro e não tinha envolvimen­to com o tráfico de drogas. Já a polícia afirma que Erivelton era traficante e tinha histórico de prisões.

Segundo os moradores, a confusão começou por volta das 15h30. Eles contaram que Didia, como Erivelton era conhecido, passou o dia trabalhand­o com o tio, rebocando uma casa, na Santa Cruz. Por volta das 15h, ele teria saído para ir a uma venda e estava voltando para casa quando foi baleado. O pedreiro Almir Francisco dos Santos, 57, confirma a versão. Ele é tio da vítima.

“Ele estava trabalhand­o comigo. Peguei um serviço para rebocar uma casa na Rua Onze de Novembro e passamos o dia juntos. Quando foi umas 15h, ele saiu para comprar pacaia, um cigarro que ele usava, e na volta encontrou com a polícia. Eu estranhei a demora dele em voltar e quando fui ver o que estava acontecend­o, soube que ele foi baleado na porta de casa”, disse.

A polícia tem outra explicação para o caso. Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a versão de que Didia era pedreiro é falsa. Em nota, a instituiçã­o informou que equipes do Pelotão Especial Tático Ostensivo (Peto) da 40ª Companhia Independen­te da Polícia Militar (CIPM/Nordeste de Amaralina) foram intimidada­s por Erivelton quando entraram na Travessa Disneylând­ia e, por isso, revidaram. O jovem foi baleado e socorrido para o Hospital Geral do Estado, mas já chegou sem vida.

ÔNIBUS QUEIMADO

Depois que a morte de Erivelton foi confirmada, moradores foram até a Rua Onze de Novembro, a principal da Santa Cruz, e fizeram uma manifestaç­ão. Durante o protesto, um ônibus foi incendiado.

As chamas destruíram completame­nte o veículo, e obstruíram a passagem de outros coletivos. Resultado: cinco ônibus que estavam no fim de linha não tiveram como deixar o bairro até que a carcaça fosse retirada. O diretor de Saúde e Segurança do Sindicato dos Rodoviário­s da Bahia, Pedro Celestino, informou que, por conta da inseguranç­a, o transporte seria suspenso.

“Deslocamos o final de linha para o Parque da Cidade e estamos pedindo apoio da polícia para retirar cinco carros que ainda estão lá dentro do bairro. O serviço foi suspenso e ainda não há prazo de quando será retomado”, disse, no final da tarde de ontem.

Em setembro, o transporte público no bairro também foi suspenso depois que uma pessoa morreu, cinco foram presas e outra apreendida durante uma operação da polícia na Santa Cruz. Na época, outras mortes foram registrada­s no Nordeste de Aamaralina e no Vale das Pedrinhas, deixando todo o complexo sem ônibus. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informou que, de janeiro até ontem, 13 ônibus foram incendiado­s na cidade - cada veículo custa, em média, R$ 300 mil.

Na situação de ontem, a polícia afirmou que foram criminosos, se intituland­o de manifestan­tes, que colocaram fogo em entulhos e no ônibus. A 28ª Delegacia (Nordeste de Amaralina) e o Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc) investigam o caso.

Ainda segundo a SSP-BA, Erivelton estava armado com um revólver calibre 38 e foi baleado depois de atirar contra os militares. Os policiais encontrara­m munições de calibres 38, 9mm e . 40, 90 pedras de crack e uma porção de maconha com o homem. Todo material foi apresentad­o na Corregedor­ia da PM.

Já os moradores dizem que a arma e as drogas não estavam com o jovem quando ele foi baleado,eque,duranteaaç­ão,policiais atiraram também em um cachorro e na casa em que a vítima morava com a mãe. Didia era o caçula de nove irmãos, não era casado e não deixou filhos. O local e horário do sepultamen­to ainda não foram divulgados.

 ??  ?? Moradores dizem que vítima era pedreiro; PM nega
Moradores dizem que vítima era pedreiro; PM nega
 ??  ?? Erivelton chegou morto ao HGE
Erivelton chegou morto ao HGE
 ??  ?? Irmão, Fábio diz que quer justiça
Irmão, Fábio diz que quer justiça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil