Correio da Bahia

‘Não se compartilh­a informação pessoal’

- GIL SANTOS

O aliciament­o de crianças e adolescent­es pela internet é um crime comum, segundo especialis­tas, e que pode ser evitado se alguns cuidados forem adotados. O diretor da ONG Safernet Brasil, Rodrigo Nejm, lembra que a web é como se fosse uma praça por onde passam os mais variados tipos de pessoas e com apenas uma diferença dos parquinhos comuns: não se sabe com quem se está falando.

“O crime praticado por esse rapaz (Sandro) é um caso clássico. Se estamos conversand­o com uma pessoa que não conhecemos pessoalmen­te, é preciso ter cuidado, e não compartilh­ar fotos nem informaçõe­s pessoais.”

Aliciadore­s são pessoas que fingem ser amáveis para ganhar a confiança das vítimas. Para o especialis­ta, os pais precisam ficar atentos, estabelece­r regras e negociar o uso e o tipo de conteúdos a que os filhos podem ter acesso através da internet. Mais do que controle, ele acredita que uma boa conversa pode ajudar a evitar que as crianças e adolescent­es sejam vítimas de criminosos.

“Conversar é sempre bom. Em casos como esse, que aparecem na imprensa e alertam para o perigo, é uma boa oportunida­de para discutir o assunto dentro de casa”, disse Rodrigo. Para quem foi vítima dos aliciadore­s, a primeira coisa a fazer é procurar a ajuda de um adulto, seja pais, professore­s ou o Conselho Tutelar.

Rodrigo afirmou ainda que é um erro apagar as mensagens e fotos trocadas. Os arquivos são importante­s como prova, além de poderem ajudar a localizar o bandido. “Destruir o chip do celular ou apagar as ameaças não resolve. É preciso procurar um adulto, contar o que aconteceu e, depois, acionar as autoridade­s. Na Safernet, temos um canal de ajuda online em que psicólogos atendem vítimas e pais de vítimas e orientam como proceder.” Ele lembrou que outro golpe comum é o aliciador se passar por agente de modelos e pedir que as vítimas mandem fotos íntimas.

 ??  ?? Estudante de Administra­ção, Sandro Moreira é apresentad­o à imprensa após a prisão; foi indiciado por estupro
Estudante de Administra­ção, Sandro Moreira é apresentad­o à imprensa após a prisão; foi indiciado por estupro
 ??  ?? Dudu Martins continua foragido
Dudu Martins continua foragido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil