Correio da Bahia

Pior não fica

- Fernanda Varela fernanda.varela@redebahia.com.br

Vitória 0x1 Corinthian­s Leão jogou bem, mas caiu na Fonte Nova. Petkovic era o técnico. É oficial: o Vitória já tem a pior campanha como mandante da história do Brasileirã­o desde que a competição adotou o formato de pontos corridos com 20 clubes, em 2006. O “feito” foi alcançado após a derrota por 3x2 para o Atlético Paranaense, a 10ª em casa na competição, no dia 19.

Apesar da marca, o time tem a chance de usar o Barradão como trunfo para deixar a zona de rebaixamen­to. O estádio será palco de Vitória x Atlético Goianiense, amanhã, às 17h.

Pior mandante da Série A, o rubro-negro somou nove pontos em casa, aproveitam­ento de apenas 20%. Em 15 partidas, perdeu dez, empatou três e venceu só duas, contra Atlético Mineiro e Ponte Preta, ambas no primeiro turno. Como o clube tem apenas mais quatro jogos a disputar no Barradão este ano, só é possível fazer mais 12 pontos lá. Logo, a pontuação máxima que pode ser alcançada é de 21 pontos em seus domínios. Vitória 0x1 Coritiba Ainda na Fonte, gol de Rildo e vaias para o time no final do jogo.

Nunca na história da competição o Leão decepciono­u tanto seu torcedor. Até então, a pior pontuação tinha acontecido em 2014, ano que o Vitória foi rebaixado para a Série B. Na época, o time que foi comandado por Ney Franco, Jorginho e Ney Franco novamente - ele retornou à equipe menos de quatro meses após ser demitido - terminou a competição como segundo pior mandante, com apenas 23 pontos em casa. Dos 19 jogos que fez diante do seu torcedor, venceu seis, empatou cinco e perdeu oito, número já inferior às derrotas atuais. O aproveitam­ento foi de 40,4%, o dobro do atual.

Nos outros anos, o Vitória fez valer seu mando de campo. A melhor campanha foi em 2013, quando o Leão terminou na 5ª posição. Naquele ano, foram 39 pontos em casa (11 vitórias, seis empates e apenas duas derrotas). O atacante Dinei foi o terceiro artilheiro da competição, com 16 gols. Vitória 0x2 Santos Copete quebrou jejum de dois meses e fez dois gols no Leão.

Em seguida, no topo do ranking, estão 2008 e 2009, ambos com 38 pontos. As campanhas desses dois anos foram idênticas: 11 triunfos, cinco empates e quatro derrotas.

OUTRAS DIVISÕES

Nesse formato de competição, o Vitória esteve em sete das 12 edições da Série A. Em divisões inferiores, o time nunca deixou tanto a desejar em casa. Em 2006, por exemplo, quando estava na Série C, somou 32 pontos. Subiu para a segunda divisão e, em 2007, fez a 4ª melhor campanha como mandante, com 40 pontos.

A boa pontuação se repetiu em 2015, quando o time treinado pelo próprio Vagner Mancini também fez 40 pontos e garantiu o acesso. A pontuação só não foi superior à de 2012. Naquele ano, o time também disputou a Série B, somou 42 pontos em seus domínios e subiu. Em 2011, o Leão também estava na segundona e fez 38 pontos. Vitória 1x4 Vasco Kanu fez gol contra. No fim, se redimiu e fez gol de honra do Leão. Vitória 1x3 Grêmio Leão perdeu para o desfalcado Grêmio e Gallo foi demitido.

Leão tem sua pior pontuação como mandante no atual formato de disputa

 ??  ?? Colombiano Tréllez tem sete gols na Série A, mas não tem sido suficiente
Colombiano Tréllez tem sete gols na Série A, mas não tem sido suficiente
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil