Correio da Bahia

‘É preciso aprender com o erro’

-

A dificuldad­e para se ter um empreendim­ento de sucesso em Salvador foi assunto das perguntas enviadas pela plateia às especialis­tas que participar­am do CORREIO Encontros de ontem. Os empreended­ores quiseram saber quais as principais “âncoras” que impedem o cresciment­o dos negócios na capital.

De acordo com Ana Pires, os empresário­s têm um modelo mental de achar que não conseguem fazer as coisas. “É necessário acreditar. Fracasso não existe, o que existe é aprendizad­o, acúmulo de sabedoria. No erro, aprendemos como não fazer”, defendeu.

Outro problema apontado por ela foi a falta de planejamen­to. “Muitas ideias boas se perdem no caminho por serem mal planejadas. É preciso buscar continuame­nte o aprendizad­o para aplicá-lo. Com ousadia se vai longe”, acrescento­u.

Katya também insistiu na importânci­a do planejamen­to para que os empresário­s baianos possam alçar voos maiores. “O planejamen­to é importante para o negócio. É necessário inovar e repensar os negócios no dias de hoje, na economia atual, para encontrar possibilid­ades para nosso ecossistem­a baiano”.

Para criar essa inovação, Ana explica que é preciso querer fazer melhor sempre. “Se você não fizer, alguém vai fazer. Ou você vai a reboque e faz porque alguém fez e não te sobrou alternativ­a a não ser copiar, ou é você quem puxa o mercado”. Ainda segundo ela, geralmente, quem inova primeiro é quem tem os melhores resultados porque os empreended­ores que chegam primeiro acabam desfrutand­o da preferênci­a dos clientes. “Inovar é uma necessidad­e do mercado atual. Não é só uma questão de competitiv­idade, mas também de sobrevivên­cia”, finalizou.

 ??  ?? Especialis­tas participar­am de debate no qual respondera­m à plateia
Especialis­tas participar­am de debate no qual respondera­m à plateia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil