Correio da Bahia

Terror de volta a Manhattan

- Das agências mais@redebahia.com.br

Atropelame­nto terrorista deixa oito mortos e vários feridos

Um homem dirigindo uma caminhonet­e alugada invadiu uma ciclovia, atropelou pedestres e ciclistas e matou ao menos oito pessoas na tarde de ontem em Nova York antes de ser alvejado por um policial e detido. O sul de Manhattan, onde o ataque ocorreu, abriga a prefeitura de Nova York, o distrito financeiro e o memorial do World Trade Center, que marca o local dos atentados do 11 de setembro.

O Departamen­to de Polícia de Nova York afirmou que o motorista gritou Allahu akbar (Alá é o maior) quando saiu do veículo armado com dois revólveres. A rede de TV ABC noticiou, por fontes, que o motorista é Sayfullo Saipov, 29 anos, natural do Usbequistã­o. O ato de terror aconteceu poucas horas antes de nova-iorquinos ocuparem as ruas da cidade na celebração de Halloween. O principal evento seria um desfile no West Village, região próxima do local do ataque.

A polícia federal americana (o FBI) e o governo local tratam o caso como um ato terrorista – o mais letal na cidade desde 2001. O atropelame­nto aconteceu em uma ciclovia na Rua West, que corre em paralelo ao parque na margem do Rio Hudson, perto da Rua Chambers e diante de uma escola. Sayfullo Saipov se mudou para os EUA em 2010. Ele tem uma carteira de motorista de Tampa, na Flórida, e já morou na cidade, assim como em Paterson, Nova Jersey. Não está claro ainda onde ele vive atualmente.

LEALDADE AO TERROR

De acordo com o jornal The New York Times, ele tem um Green Card e vive legalmente no país. A publicação diz que a polícia encontrou anotações onde Saipov teria jurado lealdade ao Estado Islâmico. A identidade e a nacionalid­ade do suspeito não foram confirmada­s oficialmen­te. As autoridade­s disseram que não vão divulgar o nome do suspeito no momento.

Segundo as autoridade­s, seis pessoas morreram no local e outras duas no hospital. Além delas, há pelo menos 11 feridos, mas o número pode

 ??  ?? Sayfullo Saipov é detido por agentes da polícia
Sayfullo Saipov é detido por agentes da polícia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil