Correio da Bahia

Oportunida­de Casal comemora show gratuito

-

DOÇURA E PODER

Filha de mãe espanhola e pai cubano, um dos primeiros jogadores de beisebol a jogar fora de Cuba, Omara ficou internacio­nalmente conhecida a partir do clássico documentár­io Buena Vista Social Club (1996), dirigido pelo cineasta alemão Wim Wenders. Por que seus pais tinham o costume de cantar depois do almoço, fazendo um dueto, Omara conta que se aproximou da música. “Foi assim que comecei a amar a música cubana”, disse no filme, com seu caracterís­tico sorriso.

“A voz da Omara Portuondo deveria ser tombada como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Ela está no panteão de Edith Piaf, Ella Fitzgerald, Elza Soares. É uma bênção para nós, um brinde aos ouvidos escutar a voz tão doce e tão poderosa da Omara. É uma mistura de delicadeza e doçura com o poder que ela traz da tradição afro-cubana”, elogiou o produtor musical Alê Siqueira, 45, que assina a direção artística do Percpan e produziu dois discos de Omara, incluindo o premiado Gracias.

Responsáve­l por fazer a ponte entre a cantora cubana e artistas brasileiro­s como Carlinhos Brown e Toninho Ferragutti, com quem gravou algumas músicas, Alê foi quem apresentou Omara para seu atual diretor musical Swami Jr. e montou a banda baiana para o já histórico show de Salvador. “É um encontro bacana, de transcultu­ração, intercâmbi­o de culturas tão próximas, afro-latinas”, comentou Alê.

Sobre o convívio com Omara, o produtor não poupou elogios. “Omara é extremamen­te calma, doce, brincalhon­a. Ela é uma criança no melhor sentido da palavra. O tempo todo fazendo piadinha, brincando com os músicos no ensaio, rindo. Todas as recordaçõe­s que tenho em todas as vezes que gravei com ela, em Cuba, sempre foi assim. Um ambiente de leveza, sabe? É uma pessoa muito leve e não carrega aquela carga que muitas cantoras carregam. Ela vai e canta! Simples assim. É pra quem pode, né?”, resumiu rindo. Radicado no Brasil há 38 anos, o americano Robert Slenes, 74, veio de Campinas com a esposa Eliana Faria, 60, só para ver o show: “Não esperava ver Omara de graça em uma praça” OMARA GANHA A PREMIAÇÃO COM O DISCO GRACIAS

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil