Correio da Bahia

Estudantes baianos ficam entre os 4 melhores

- A JORNALISTA PRISCILA NATIVIDADE FOI A SÃO PAULO A CONVITE DO SANTANDER

EMPREENDED­ORISMO Consulta a preços acessíveis marcada pela tela do smartphone. O grupo de alunos do curso de Mecatrônic­a da Unifacs, formado por Joanna Carvalho, Rodrigo Bezerra e Vanessa Fialho, não imaginava que o projeto desenvolvi­do na sala de aula ficaria entre os quatro melhores na categoria Empreended­or Universitá­rio, durante a entrega do prêmio Empreenda Santander 2K17, em São Paulo.

Quinze ideias concorrera­m na etapa final, junto com o projeto baiano. A banca julgadora contou com executivos do Santander, Endeavor e da Aliança Empreended­ora. O primeiro lugar ficou com o estudante Jader Stefanello da Universida­de Federal da Santa Maria (UFSM-RS) com o Lunix, que ajuda a economizar energia residencia­l. “Falaram o nome do terceiro grupo e a gente não estava nem acreditand­o em ganhar mais”, confessou uma das integrante­s da equipe baiana, Vanessa Fialho. Depois do momento de tensão, a boa notícia: o Bymed também está na lista dos melhores. “Vamos aprimorar ainda mais o projeto. A expectativ­a agora é tirar o aplicativo do papel”, destacou a líder do grupo, Joanna Carvalho.

O Baymed se junta aos outros três projetos premiados que irão participar de um programa de pré-aceleração da ACE Startups, durante seis meses. Além disso, todos os inscritos na categoria Universitá­rio Empreended­or vão ter acesso a um curso online de Empreended­orismo, certificad­o pela mesma instituiçã­o americana. Somente o primeiro colocado levou também R$ 100 mil e bolsas de estudo para o líder e o professor orientador, na Babson College, em Boston, nos Estados Unidos. As adaptações do projeto na adequação da proposta do prêmio também tiveram contribuiç­ões dos colegas Juan Duarte e Geilson Alves. A proposta do Bymed é mobilizar médicos que estejam na redondeza que possam atender particular, mas com preço mais baixo e juntar na mesma plataforma digital clínicas que possam oferecer espaço físico para o atendiment­o. Para o também integrante do grupo, Rodrigo Bezerra, o Baymed vai servir de alternativ­a ao serviço ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “No final do ano passado, um de nós passou pela dificuldad­e por não ter um plano de saúde e aí a gente viu a oportunida­de de pensar um projeto que oferecesse um médico de qualidade por um preço acessível”, lembra. Orientados pelo professor de Inteligênc­ia Artificial da Unifacs, Otácilio Pereira, o trabalho foi inscrito em cima da hora, uma noite antes do encerramen­to do prazo.

O Banco Santander premiou ainda os melhores projetos de capacitaçã­o de universida­des, conquistad­o pela Universida­de Federal de Alagoas (Ufal), e a melhor startup. Nesta última categoria, a vitória ficou com a Preço Certo, liderada por Marcelo Guedes Rocha da Universida­de Federal Fluminense (UFF). De acordo com o presidente do Banco Santander no Brasil, Sérgio Rial, estimular o empreended­orismo é essencial para inovar.

 ??  ?? Os estudantes Rodrigo Bezerra, Vanessa Fialho e Joanna Carvalho, com o professor Otacilio José Pereira
Os estudantes Rodrigo Bezerra, Vanessa Fialho e Joanna Carvalho, com o professor Otacilio José Pereira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil