Correio da Bahia

Cunha voltará para cadeia em Curitiba

-

O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), condenado a 15 anos e 4 meses na Lava Jato, voltará do Complexo Penitenciá­rio da Papuda, em Brasília, para a cadeia da Lava Jato em Curitiba, onde cumpre sua pena, entre os dias 20 e 24 de novembro, por ordem do juiz federal da 10ª Vara, Vallisney de Oliveira. Ele estava encarcerad­o na capital federal desde 15 de setembro, quando foi transferid­o para prestar depoimento no âmbito da Operação Sépsis, na qual é réu por supostos desvios na Caixa Econômica Federal.

Desde que chegou a Brasília, Cunha impetrou diversos recursos para tentar permanecer definitiva­mente na Papuda. No entanto, os pedidos foram negados tanto pelo juiz federal Sérgio Moro quanto por Vallisney.

Inicialmen­te, o peemedebis­ta ficaria por apenas 9 dias em Brasília, mas o magistrado da 10ª Vara acolheu recurso de sua defesa para que ele permaneces­se preso no Distrito Federal até que os termos de colaboraçã­o do doleiro Lúcio Funaro, réu ao lado do ex-parlamenta­r, fossem compartilh­ados pelo Supremo Tribunal Federal. A demora para a chegada do material à Justiça Federal de Brasília gerou sucessivos adiamentos da volta de Cunha a Curitiba.

Anteontem, Cunha prestou depoimento. Ele negou irregulari­dades na Caixa Econômica, e partiu para o ataque contra seus delatores. O peemedebis­ta negou ter recebido dinheiro de Joesley para a suposta compra de seu silêncio e ainda afirmou que o doleiro Lúcio Funaro “nunca teve acesso” ao presidente Michel Temer.

O juiz Vallisney deferiu a juntada da delação de Funaro aos autos do processo contra Cunha e deu 12 dias para a Procurador­ia e as defesas apresentar­em suas alegações finais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil