Correio da Bahia

Tasso e Perillo disputam a preferênci­a de 395 tucanos

-

PSDB Em um momento inédito na história do PSDB, o senador Tasso Jereissati (CE) e o governador de Goiás, Marconi Perillo (GO), vão disputar nas próximas quatro semanas os votos dos 395 tucanos que compõem o colégio eleitoral que vai definir no dia 9 de dezembro o nome do próximo presidente do partido. Os dois lados reconhecem que a contabilid­ade está acirrada, o que causa apreensão na cúpula tucana.

Segundo o estatuto da legenda, têm direito a voto todos os 160 membros do diretório nacional, 27 presidente­s de diretórios estaduais, 58 parlamenta­res tucanos do Congresso e cerca de 150 delegados eleitos pela base nos congressos estaduais (cada Estado elege 10% do número de diretórios organizado­s). Nesse cenário, as convenções regionais do PSDB do fim de semana serão decisivas. A executiva nacional do PSDB está elaborando uma mapa dos delegados nos Estados que deve servir como referência sobre a força de cada postulante ao comando da legenda. A principal convenção será em São Paulo, no domingo. Com 537 diretórios efetivos e a maior bancada na Câmara, o Estado vai levar mais de um terço dos delegados. O deputado estadual Pedro Tobias, que deve ser reeleito presidente do PSDB paulista, declarou apoio a Tasso e avalia que o senador contará com a ampla maioria dos votos. O senador cearense, que ocupa o cargo de presidente interino da sigla, tem como maior trunfo o apoio dos “cabeças pretas” - tucanos que defendem o desembarqu­e do governo Michel Temer - enquanto Perillo é o preferido dos quatro ministros do partido, e do senador Aécio Neves (MG), presidente licenciado da legenda, e dos governador­es. “O Marconi vai rodar o Brasil todo. Estou trabalhand­o com afinco em busca de cada um desses votos”, disse o deputado federal Giuseppe Vecci (GO), principal articulado­r do governador goiano na Câmara.

“Tasso tem mais força na bancada. Ele tem apoio de todos que votaram pela abertura do inquérito da Procurador­ia-Geral da República contra Temer e também está à frente nos diretórios estaduais”, rebateu o deputado Daniel Coelho (PE), principal líder dos "cabeças pretas”. Tanto aliados de Tasso quanto de Perillo rejeitam a hipótese de que eles abram mão da disputa para apoiar uma terceira via.

 ??  ?? o senador Tasso Jereissati (CE), à esquerda, vai disputar comando do PSDB com Marconi Perillo (GO)
o senador Tasso Jereissati (CE), à esquerda, vai disputar comando do PSDB com Marconi Perillo (GO)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil