Correio da Bahia

Conheça vantagens e riscos de comprar pela rede

- JÚLIA VIGNÉ

Comprar pela internet traz vantagens, mas é preciso analisar bem para não cair em armadilhas. O funcionári­o público Jozef Murawski, 34 anos, conta que faz, no mínimo, 50 compras online por ano. Tudo começou com um celular, em 2004. Para ele, o preço, a variedade e a possibilid­ade de ter itens de outros lugares são os maiores atrativos. As vantagens chegam a sobrepor, para ele, a possibilid­ade de comprar tamanho errado, a demora e a dependênci­a dos Correios.

“Eu compro desde artigos de surf até eletrônico­s e peças de carro. O e-commerce nacional tem preços bem competitiv­os. É nítida essa diferença quando você compara com uma loja física, além da variedade maior. É muito mais vantajoso, mesmo com o frete”, defende.

Murawski conta que, só em um relógio, ele deixou de gastar R$ 500, comparando o valor da loja física e do site de compras. Quando fica com dúvida se vai gostar do produto, não hesita: vai na loja física e testa. Caso o produto não esteja disponível no Brasil, a compra é feita “nas escuras”.

Ele diz, ainda, que a espera não o desanima, apesar de afirmar que 30% das compras acabam atrasando. “Para quem é imediatist­a, a espera pode desanimar, mas a vantagem do preço é cativante e ainda temos que levar em conta o deslocamen­to que se faz até a loja, combustíve­l, alimentaçã­o, sem falar no tempo”, diz.

Para quem vai comprar pela internet para presentear no Natal, uma dica é se antecipar e escolher logo. Com o grande volume de compras, é possível que o presente só chegue depois da data.

Essa foi a estratégia utilizada pela arquiteta Isabela Viana, 36. Ela já comprou o presente de Natal das primas. “Adiantei as compras deste ano para não correr o risco de não chegar”, disse.

A arquiteta disse que compra todos os tipos de produtos das lojas virtuais e que segue diversos e-commerces para sempre ficar de olho nas novidades. Além de seguir as lojas online, é importante também pesquisar referência­s sobre as lojas, verificar se não há reclamaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil