Correio da Bahia

24h Governo relança ‘Avançar’ sem projetos novos

-

INFRAESTRU­TURA O governo anunciou ontem a nova versão do programa Avançar, que havia sido lançado inicialmen­te em junho deste ano como substituto do Programa de Aceleração do Cresciment­o (PAC). Nesta reedição, o governo anunciou que vai concluir, entre 2017 e 2018, 7.439 projetos e destacou 34 obras como prioritári­as. Nenhuma é nova e pelo menos 11 delas foram enquadrada­s pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no critério de “indícios de irregulari­dades graves”, segundo apurou o jornal O Estado de S. Paulo. O anúncio do novo Avançar foi mais uma tentativa do go- verno Temer de criação de uma agenda positiva, em seu esforço de contrapor a crise política com medidas favoráveis no campo econômico. Ao reapresent­ar o programa, o secretário-geral da Presidênci­a, ministro Moreira Franco, criticou as acusações contra o governo Temer. Alvo de investigaç­ões da Operação Lava Jato, Moreira disse que há uma “força espiritual” por trás do programa de obras de infraestru­tura.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse ontem que o país vai encerrar o ano crescendo e poderá entrar em 2018 crescendo a taxas próximas de 3%. Em discurso no relançamen­to do programa Avançar, Meirelles disse que os números oficiais ainda estão em torno de 2%, mas que serão revisados.

Ao fazer um resumo das principais reformas realizadas pelo governo, Meirelles disse que o país vive agora a volta do cresciment­o, “dessa vez forte e sustentáve­l”. “O Brasil termina o ano crescendo, termina o ano crescendo a taxas perto de 3%. Vamos entrar o ano de 2018 crescendo a taxas que podem, de fato, chegar a esse número de

3%”, disse. Segundo ele, o orçamento ainda está contando cresciment­o de 2%, mas conservado­ramente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil