Correio da Bahia

Igreja no Texas onde ocorreu massacre será demolida

-

SUTHERLAND SPRINGS A igreja onde 26 pessoas foram mortas, no domingo (4), por um atirador, em Sutherland Springs, no Texas (EUA), será demolida e reconstruí­da em outro local. O anúncio foi feito, ontem, pelo pastor local, Frank Pomeroy. Segundo o pastor, seria “muito doloroso continuar usando a Primeira Igreja Batista de Sutherland Springs como local de adoração”. Na história dos Estados Unidos, outros locais onde ocorreram tiroteios em massa também foram demolidos, como a Escola Elementar Sandy Hook, em Newtown, Connecticu­t, onde um atirador matou 20 crianças e seis adultos, em dezembro de 2012. Também ontem, o pai de Devin Patrick Kelley, o atirador do Texas, quebrou o silêncio da família e disse que todos os parentes estão de luto. Michael Kelley falou à rede de TV ABC News e afirmou “que não quer que o circo da mídia sobre o ataque destrua as vidas de nossos netos”. Anteontem, o vice-presidente Mike Pence se uniu ao governador do Texas, Greg Abbott, em uma homenagem às vítimas do atirador. Ele também visitou os feridos que estão no hospital de San Antonio, cidade vizinha ao local do ataque. Até ontem, 11 pessoas permanecia­m hospitaliz­adas. Para ajudar nas investigaç­ões sobre o caso, a Apple ofereceu ajuda ao FBI (polícia federal dos EUA) para desbloquea­r o iPhone de Devin Patrick Kelley. No ano passado, o FBI recorreu à Justiça porque a empresa se recusou a destravar o celular usado por um terrorista que matou 14 pessoas na Califórnia.

Mais que um evento de moda, o Afro Fashion Day (AFD), iniciativa do CORREIO para celebrar o mês da Consciênci­a Negra, promove oportunida­de para os profission­ais do ramo: de estilistas a modelos veteranos e iniciantes. Chegando na terceira edição no dia 18 de novembro, das 9h às 20h, no Porto Salvador, no Comércio, o projeto é reconhecid­o por revelar grandes nomes. É o caso da vencedora do concurso Super Model of the Word, da Ford Models, em 2016, Ana Flávia Santos, e os gêmeos Juan e Raul Santos, em 2015. Hoje, eles moram em São Paulo e Juan embarca para a Índia. “O Afro foi um impulso! Ganhamos visibilida­de e viajamos para fora do Brasil. O AFD serviu como vitrine para os scouters (olheiros) nos conhecerem”, conta o modelo baiano. “Vou começar uma nova temporada lá na Ásia”, revela o jovem, que já saiu em capa de revista internacio­nal, gravou um comercial do Mc’Donalds para a TV e morou nas Filipinas com o irmão. Ele lamentou não estar em Salvador neste mês para prestigiar o projeto que, neste ano, traz como tema os quatro elementos da natureza: água, ar, fogo e terra. “Vou acompanhar pela internet”, garante o belo, que saiu da comunidade de Novo Marotinho, em Salvador, para o mundo. Atualmente na agência Oxygen Models, ele considera o AFD um marco para o país. “O evento ajuda a revelar ‘new faces’ (novatos) e dá visibilida­de para quem já está na ativa”, completa. É o caso de Amanda Santana, 28, da agência Bi Produções. Ela já desfilou em Nova York e em Paris, para marcas como Osklen, Ellus e Agnès B. Em 2005, ela participou do concurso da Elite Model e sua carreira deslanchou. “Pouco depois, com 18 anos, participei da São Paulo Fashion Week e fui para os Estados Unidos. Trabalhei até para Isabel Toledo, estilista que desenha as roupas de Michelle Obama”, conta a modelo, que participa do Afro pelo segundo ano consecutiv­o. “Acho o evento o máximo porque só tem negros. Raros são os desfiles que nos dão tanto espaço”.

Para Marlon Junio, gestor da The Agent Model, com sedes em Salvador, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba, o AFD é “um grande evento que traz uma visibilida­de incrível para todos envolvidos. E, principalm­ente, possibilit­a descobrir novas promessas. Considero a maior vitrine de moda de Salvador”. Ele é sócio do scouter Vinny Vasconcell­us, responsáve­l pela revelação de Ana Flávia Santos. Ela foi a primeira mulher negra a ganhar a competição e hoje exibe a beleza dos seus 1,79 m pelo mundo. O AFD terá 100 pessoas na passarela, sendo 88 modelos de agências, oito pessoas escolhinas seletivas de bairros e os convidados: o promoter Uran Rodrigues, Rafa Dias, do Attoxxa, DJ Raiz e Luã Faya, do Clube do Ragga. Além de desfile, a programaçã­o inclui exposição, loja colaborati­va, bate-papos e manifestaç­ões culturais. O Afro Fashion Day é realizado pelo CORREIO, com apoio institucio­nal da Prefeitura Municipal de Salvador e patrocínio da Avon.

 ??  ?? Os moradores da cidade texana fizeram memorial no local do ataque
Os moradores da cidade texana fizeram memorial no local do ataque
 ?? REPRODUÇÃO ?? A top model Ana Flávia Santos
REPRODUÇÃO A top model Ana Flávia Santos
 ??  ?? Os gêmeos Juan e Raul Santos
Os gêmeos Juan e Raul Santos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil