Correio da Bahia

Jovem é impedida de fazer a prova

- JÚLIA VIGNÉ

Amanhã, na capital, 93 linhas de ônibus terão reforço, com 560 veículos, segundo a Semob. Como no primeiro dia de prova, a operação especial vai acontecer das 7h às 15h e atende aos principais corredores da orla, miolo e subúrbio. O metrô funcionará normalment­e. Os portões dos locais de prova abrem às 11h e fecham às 12h (13h no horário de Brasília).

A Transalvad­or informou que equipes de fiscalizaç­ão estarão presentes nos principais corredores de tráfego e disciplina­rão o trânsito nas escolas de maior movimento, especialme­nte para impedir o estacionam­ento irregular de veículos e bloqueios que possam acarretar prejuízos aos estudantes. O órgão orienta ainda que os candidatos se dirijam aos locais de prova com antecedênc­ia, a fim de evitar atrasos devido ao grande fluxo de veículos próximos às escolas.

Não foram autorizado­s eventos nos horários do Enem a fim de evitar transtorno­s. A estudante Larissa Vieira, 24 anos, de Irecê, no Centro-Norte baiano, realizou o pagamento da inscrição para a realização do Enem, mas não pôde fazer a prova porque o sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educaciona­is Anísio Teixeira (Inep) não identifico­u o pagamento. Larissa contou que, em julho de 2016, abandonou o curso de Administra­ção de Empresas em uma faculdade particular, no 6º semestre, para estudar exclusivam­ente para o Enem. “Eu tranquei o meu curso, porque não estava mais conseguind­o pagar e queria, no Enem, a chance de conseguir uma bolsa para terminar a faculdade ou, se eu obtivesse uma nota boa, iria tentar cursar Medicina Veterinári­a aqui em Irecê”, relata. Mas o pagamento da inscrição, feito em uma farmácia da cidade, não foi efetivado. Ela procurou o MEC, sem sucesso, e o Inep, que orientou que ela procurasse o gerente do Banco do Brasil para que ele escrevesse um documento, explicando a situação e comprovand­o que o pagamento havia sido feito. “O documento que ele fez comprova que eu fiz o pagamento de R$ 82 no dia 24, e que o valor entrou no banco, na conta do Inep, no mesmo dia em que paguei. Eu mandei todos esses documentos ao Inep, mas eles me respondera­m dizendo que não acharam o meu pagamento no sistema. Depois disso, mandei diversos e-mails para eles, mas o órgão simplesmen­te parou de me responder”, contou. A estudante perdeu a primeira prova. Ao CORREIO, o Inep informou ter encaminhad­o o caso para análise do setor responsáve­l.

 ??  ??
 ??  ?? Larissa desistiu de pagar faculdade
Larissa desistiu de pagar faculdade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil