Correio da Bahia

Putin nega interferên­cia e Trump acredita

-

ELEIÇÕES AMERICANAS O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou a jornalista­s, ontem, que acredita no líder da Rússia, Vladimir Putin, quando este diz que seu governo não interferiu nas eleições americanas do ano passado.

“Ele disse que não se intrometeu (nas eleições). E eu perguntei de novo. E poderia perguntar inúmeras vezes”, afirmou o presidente americano a bordo do avião presidenci­al Air Force One. “Cada vez que ele me via, dizia: ‘Eu não fiz isso’. E creio, realmente creio nisso”, garantiu o americano.

O presidente americano disse também que Putin se sente “insultado” pela acusação e atacou os democratas, que, segundo ele, criaram uma barreira entre os EUA e a Rús- sia nas relações internacio­nais no governo do ex-presidente Barack Obama.

Nos Estados Unidos, estão em curso investigaç­ões que apuram a ligação de autoridade­s russas com o pleito do ano passado. Há a suspeita que pessoas próximas a Trump tiveram contato com russos durante a campanha.

Trump e Putin não tiveram uma reunião formal no Vietnã durante a cúpula dos membros da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec, na sigla em inglês), mas ambos pareceram ter uma relação cordial de todos os modos e discutiram acordos sobre o futuro da Síria.

Vladimir Putin, negou “categorica­mente” qualquer interferên­cia do país e de autoridade­s ligadas a ele na eleição presidenci­al de 2016 nos Estados Unidos, reforçou o porta-voz do russo, Dmitry Peskov. “Putin rejeitou categorica­mente até a possibilid­ade hipotética que a Rússia poderia ter, de alguma forma, interferid­o no processo eleitoral dos EUA”, afirmou o porta-voz do Kremlin. O fórum comercial no Vietnã foi marcado por uma postura de nacionalis­mo dos Estados Unidos, que se contrapôs à postura da China.

 ??  ?? Donald Trump e Vladimir Putin conversara­m durante fórum no Vietnã
Donald Trump e Vladimir Putin conversara­m durante fórum no Vietnã

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil