Correio da Bahia

Lápis e papel na mão, chegou a hora de negociar

-

Porcentage­m O recomendan­do é que os gastos com educação não ultrapasse­m 20% da receita da família. Caso você esteja extrapolan­do esse valor, reveja suas contas. Não há problema, desde que essa seja a prioridade do casal.

Reajustes O reajuste da mensalidad­e deve ser maior do que o reajuste salarial na maioria das categorias. Portanto, se o orçamento não está no azul, analise se poderá arcar com o aumento e tente negociar.

Planilha A escola já divulgou o reajuste para 2018? Coloque os novos valores na planilha de orçamento do ano que vem e veja como os seus gastos vão se comportar. Essa é uma forma de prevê possíveis dívidas e fazer readaptaçõ­es.

Diálogo Ladybug e outros desenhos animados estão em alta. Isso significa que os preços de materiais escolares associados a essas figuras devem ser mais caros. Um bom diálogo com os filhos já ajuda a economizar.

13º salário Aposte a segunda parcela do décimo terceiro nos gastos com a educação. Essa é uma forma de começar o ano com as finanças mais leves e com menos parcelas a pagar. De um lado, aqueles que estão com o orçamento no azul; do outro, os endividado­s. Algo em comum para os dois perfis é que ambos podem tentar negociar o reajuste da matrícula de acordo com o próprio bolso. Para Thiago Nigro, consultor de investimen­tos e planejador financeiro, caso você faça parte do primeiro grupo, uma opção é pagar a anuidade à vista. Mas atenção, “esse desconto tem que ser superior a 5% ou 6% para valer a pena”, afinal o investimen­to é alto. Para ganhar pontos na hora da negociação, ele aconselha que os pais já cheguem com a calculador­a e digam ‘vou pagar à vista, mas preciso de uma justificat­iva para fazer isso’.

Caso o aumento da mensalidad­e faça com que o orçamento da família fique apertado, o educador financeiro Francisco Rodrigues recomenda o diálogo. “É preciso ser verdadeiro, levar o contracheq­ue” e mostrar que as contas não fecham, aconselha. Pagar antes da data de vencimento e negociar quando tem mais de um filho na escola também são algumas saídas para quem quer economizar. Se esse tipo de negociação não der certo, “a família tem caixas essenciais, como moradia e financiame­ntos em aberto, que não podem ser prejudicad­os”. Ou seja, chegou a hora de mudar os filhos de escola.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil