Se­cre­tá­rio no ES as­su­me di­re­to­ria que co­man­da a La­va Ja­to da PF

Correio da Bahia - - Brasil -

NO­VO CO­MAN­DO O di­re­tor-ge­ral da Po­lí­cia Fe­de­ral, Fer­nan­do Se­gó­via, con­fir­mou on­tem a no­me­a­ção do de­le­ga­do Eu­gê­nio Ri­cas pa­ra a Di­re­to­ria de Com­ba­te ao Cri­me Or­ga­ni­za­do da cor­po­ra­ção. Ri­cas, que vai as­su­mir a di­re­to­ria res­pon­sá­vel pe­la co­or­de­na­ção das de­le­ga­ci­as que to­cam ope­ra­ções an­ti­cor­rup­ção, co­mo é o ca­so da La­va Ja­to, ocu­pa atu­al­men­te o car­go de se­cre­tá­rio es­ta­du­al de Con­tro­le de Trans­pa­rên­cia do Es­pí­ri­to San­to, no go­ver­no de Pau­lo Har­tung (PMDB). O con­vi­te de Se­gó­via ao de­le­ga­do foi fei­to on­tem, em Vi­tó­ria, du­ran­te reu­nião na se­de do go­ver­no es­ta­du­al. Se­gó­via e Ri­cas já tra­ba­lha­ram jun­tos na Su­pe­rin­ten­dên­cia da PF no Ma­ra­nhão, en­tre 2008 e 2011.

“A PF, co­mo um to­do, foi unânime, de Nor­te a Sul do país, em acla­mar o no­me de­le”, dis­se Sa­gó­via.

Ri­cas afir­mou que sua mis­são se­rá am­pli­ar o com­ba­te à cor­rup­ção. Se­gun­do ele, a di­re­triz foi de­ter­mi­na­da por Se­gó­via. Qu­es­ti­o­na­do so­bre o de­sa­fio de as­su­mir a con­du­ção de ações da La­va Ja­to, Ri­cas dis­se que, “in­de­pen­den­te­men­te do ba­tis­mo da ope­ra­ção”, o im­por­tan­te é am­pli­ar o tra­ba­lho. “O pró­prio di­re­tor-ge­ral fa­lou que a cor­rup­ção no Bra­sil é um pro­ble­ma sis­tê­mi­co e, em ra­zão dis­so, te­mos que fa­zer es­se tra­ba­lho no país in­tei­ro. Não só li­mi­ta­do a uma La­va Ja­to, mas com­ba­ter a cor­rup­ção de ma­nei­ra in­te­gra­da em to­do o país”, afir­mou.

“La­va Ja­to é uma ins­ti­tui­ção den­tro da Po­lí­cia Fe­de­ral. Não tem co­mo es­tan­car uma ins­ti­tui­ção. A nos­sa mis­são é in­ten­si­fi­car ain­da mais os tra­ba­lhos que são fei­tos lá. A so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra po­de fi­car tran­qui­la com re­la­ção a is­so. A nos­sa mis­são é dar mais con­di­ções, mais su­por­te, pra que to­dos os tra­ba­lhos da Po­lí­cia Fe­de­ral se­jam fei­tos. En­tão, a par­tir do mo­men­to que os fa­tos cri­mi­no­sos apa­re­cem em ou­tros lu­ga­res, é ne­ces­sá­rio cri­ar ou­tros nú­cle­os”, ga­ran­tiu Ri­cas.

Na cú­pu­la da PF, Ri­cas vai subs­ti­tuir o atu­al di­re­tor de In­ves­ti­ga­ção e Com­ba­te ao Cri­me Or­ga­ni­za­do, Mau­rí­cio Lei­te Va­lei­xo.

Se­gó­via de­ci­diu tro­car tam­bém o ti­tu­lar da Su­pe­rin­ten­dên­cia Re­gi­o­nal da PF no Pa­ra­ná, que co­or­de­na as ações da ins­ti­tui­ção na La­va Ja­to. Pa­ra o car­go, foi no­me­a­do jus­ta­men­te Mau­rí­cio Lei­te Va­lei­xo, que per­deu o car­go pa­ra Ri­cas. Ele vai subs­ti­tuir Ro­sal­vo Fer­rei­ra Fran­co no car­go, co­mo an­te­ci­pou o jor­nal Va­lor Econô­mi­co. Eu­gê­nio Ri­cas de­ve ser exo­ne­ra­do do go­ver­no do Es­pí­ri­to San­to na sex­ta-fei­ra. O de­le­ga­do afir­mou tam­bém que Se­gó­via deu “car­ta bran­ca” pa­ra mon­tar a equi­pe. “Vou fa­zer uma aná­li­se. A PF tem qua­dros mui­to bons”, dis­se.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.