Po­lí­cia Fe­de­ral mi­ra em es­go­to jo­ga­do no mar

Correio da Bahia - - Mais - Thais Bor­ges thais.bor­ges@re­de­bahia.com.br

Águas Lim­pas é o no­me da ope­ra­ção, mas a Po­lí­cia Fe­de­ral (PF) in­ves­ti­ga se a Em­ba­sa, ór­gão de sa­ne­a­men­to do go­ver­no do es­ta­do, vem lan­çan­do es­go­to no mar, sem tra­ta­men­to, há mais de dois anos, via emis­sá­rio do Rio Ver­me­lho (es­pé­cie de tu­bu­la­ção que le­va­ria o ma­te­ri­al já tra­ta­do pa­ra o mar, a 27 me­tros de pro­fun­di­da­de).

Se­gun­do a PF, a bom­ba que de­ve­ria fa­zer a ele­va­ção do eflu­en­te, per­mi­tin­do o es­co­a­men­to do es­go­to, já es­ta­va ino­pe­ran­te an­tes do acidente com um ôni­bus, em mar­ço de 2016, que pro­vo­cou a in­ter­rup­ção de ener­gia na Es­ta­ção de Tra­ta­men­to de Água do Lu­caia e, em dois di­as, a Em­ba­sa aca­bou des­pe­jan­do 756 mi­lhões de li­tros de es­go­to sem tra­ta­men­to na praia, no bair­ro do Rio Ver­me­lho, co­mo mos­trou o CORREIO na épo­ca.

Com es­sa bom­ba sem fun­ci­o­nar des­de ou­tu­bro de 2015, co­mo con­ta o de­le­ga­do Fer­nan­do Ber­bert, res­pon­sá­vel pe­la Ope­ra­ção Águas Lim­pas, de­fla­gra­da on­tem, o es­go­to não pas­sa pe­los pro­ces­sos obri­ga­tó­ri­os de tra­ta­men­to, co­mo o gra­de­a­men­to, o pe­nei­ra­men­to e a cai­xa de areia. Des­sa for­ma, não é tra­ta­do e tu­do que tem caí­do no mar - mes­mo que a mais de dois quilô­me­tros da cos­ta - é es­go­to do­més­ti­co.

Fo­ram cum­pri­dos cin­co man­da­dos de bus­ca e apre­en­são - três em Sal­va­dor, na se­de da Em­ba­sa, e ou­tros dois no Rio de Ja­nei­ro e em São Pau­lo - pa­ra lo­ca­li­zar do­cu­men­tos re­la­ti­vos à in­ves­ti­ga­ção. Os man­da­dos, de­fe­ri­dos pe­la 17ª Va­ra Fe­de­ral, fo­ram so­li­ci­ta­dos de­pois que a PF re­qui­si­tou os do­cu­men­tos, e a Em­ba­sa ne­gou, sob a ale­ga­ção de “não ser obri­ga­da a pro­du­zir pro­va con­tra si mes­ma”. De acor­do com o de­le­ga­do, só no ano pas­sa­do, fo­ram dois pe-

Ope­ra­ção bus­cou do­cu­men­tos pa­ra in­ves­ti­gar suposto cri­me am­bi­en­tal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.