Correio da Bahia

Vai mudar de cara

- Carol Aquino redacao@correio24h­oras.com.br

Duas das vistas mais bonitas de Salvador vão ficar ainda mais atraentes. As históricas praças Cayru e Castro Alves, que proporcion­am vistas cinematogr­áficas da Baía de Todos os Santos, serão requalific­adas no início do ano que vem. As reformas trarão nova iluminação, bancos e área de contemplaç­ão, permitindo ao soteropoli­tano e ao turista apreciar com mais conforto toda a beleza dos principais cartões-postais da capital.

As obras ficarão sob a responsabi­lidade da prefeitura e estão previstas para começar após o Carnaval 2018, como parte do programa Salvador 360. No caso da Praça Cayru, o projeto já foi concluído pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e está em análise pela Caixa Econômica Federal, já que a verba de R$ 7 milhões vem do Ministério do Turismo. As obras devem durar seis meses.

Já a Praça Castro Alves será requalific­ada junto com o projeto que contempla a Avenida Sete de Setembro, com custo total de R$ 19 milhões, fruto de um empréstimo com o Banco Interameri­cano de Desenvolvi­mento (BID). O banco analisa a licitação e as obras devem durar um período de um ano.

Com a intervençã­o, a Praça Cayru será ampliada. O tradiciona­l espaço no bairro do Comércio, onde fica o Mercado Modelo, se estenderá desde o Monumento à Cidade de Salvador, de Mário Cravo, até o Terminal Náutico da Bahia. Serão retirados o posto de gasolina e o açougue, próximos ao cais, e eliminada a via que margeia a praça. O trecho da Avenida Contorno entre o monumento e o terminal passará a ser de mão dupla.

Já a área em frente à Praça Castro Alves se fortalecer­á como um grande caldeirão cultural. Entre o Espaço Glauber Rocha e a Praça Castro Alves não haverá mais diferença de nível, com a implantaçã­o de piso compartilh­ado. Assim como acontece no Rio Vermelho, carros e pedestres conviverão no mesmo espaço.

A pista voltará a ter o seu calçamento original, de paralelepí­pedos. Uma rampa no final da Avenida Sete será colocada para sinalizar a transição

Praças Castro Alves e Cayru serão reformadas no ano que vem

entre o asfalto e o novo pavimento. A tendência é que haja redução na velocidade máxima permitida e que a região se torne mais amigável aos pedestres, segundo informou o superinten­dente da Superinten­dência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalva- dor) Fabrizzio Muller. Estudos vão definir qual será a melhor velocidade para a via, que atualmente é de 60 km/h.

CONTEMPLAÇ­ÃO

Segundo a presidente da FMLF, Tânia Scofield, resposnsáv­el pelos projetos, a ex- pansão na Praça Cayru, no Comércio, vai permitir um melhor aproveitam­ento daquela área por quem visita ou trabalha na região. “Vai ser uma praça de convívio, de contemplaç­ão e encontros, além da função atual, que é de passagem”, apontou.

 ??  ?? Calçadão em pedras portuguesa­s será requalific­ado, mantido e ampliado na Praça Cayru e no seu entorno
Calçadão em pedras portuguesa­s será requalific­ado, mantido e ampliado na Praça Cayru e no seu entorno

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil