Correio da Bahia

Retomada de cresciment­o

- Priscila Natividade priscila.oliveira@redebahia.com.br

O comércio varejista está otimista com a injeção do 13º salário na economia. O dinheiro extra deve movimentar R$ 8,57 bilhões no estado, segundo estimativa do Departamen­to Intersindi­cal de Estudos Econômicos e Sociais (Dieese). Os números se refletem na estimativa de cresciment­o do setor varejista, que espera um aumento de 8% nas vendas de Natal. O faturament­o real para o mês deve ficar próximo a R$ 6,3 bilhões - 465 milhões de reais acima do registrado no ano passado. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), o setor supermerca­dista vai ter uma contribuiç­ão decisiva nesse aumento. Ainda com base no levantamen­to da entidade, os supermerca­dos devem crescer 11% na comparação anual. E por ter o maior faturament­o do estado, 2,2 bilhões de reais, o volume tem o maior peso no resultado final. Com a mesma confiança, o presidente da Associação Bahiana de Supermerca­dos (Abase), Joel Feldman conversou com o CORREIO sobre as estratégia­s de retomada de cresciment­o do setor, assim como os impactos das mudanças nas relações de trabalho que passaram a vigorar há uma semana com a reforma trabalhist­a.

Para ele, mesmo sem ter posse de dados precisos sobre quanto será o incremento, a refor- ma vai gerar postos de trabalho, principalm­ente na modalidade intermiten­te (serviço pago por hora) por conta das festas de final de ano e dos finais de semana.

“A reforma trabalhist­a vai depender muito de como o Judiciário vai se comportar. É um momento de atenção para que o setor possa tomar decisões. Porém, a expectativ­a é de ganhos efetivos na geração de postos de trabalho com a possibilid­ade de já contratar profission­ais para começarem a atuar no mês de dezembro”, destacou. Confira a entrevista completa a seguir:

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil