Correio da Bahia

Empoderame­nto, moda e empreended­orismo negro

-

O Afro promoveu sete debates sobre moda, estética e empreended­orismo. Na passarela, duas horas antes do desfile, o debate Empoderame­nto e Empreended­orismo Feminino, oferecido pela Avon, patrocinad­ora do AFD, contou com Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreended­ora, Ivete Sacramento, secretária municipal da Reparação Racial, e Maria Coelho, gerente divisional de vendas da Avon. A mediação ficou por conta de Linda Bezerra, editora-chefe do CORREIO.

Ivete Sacramento, primeira reitora negra de uma universida­de pública no Brasil, falou sobre o empoderame­nto das mulheres negras. “Sempre fomos empreended­oras, porém, o resultado disso não se reverte em poder econômico. Esse é o grande problema”.

Ana Fontes disse que as mulheres precisam de apoio para os negócios darem certo, porque acumulam muitas funções, sobretudo os trabalhos domésticos. “Quando as mulheres dão certo, não investem nelas, mas na educação dos filhos e no bem-estar das famílias”, destaca.

No Papo AFD, os responsáve­is foram os estilistas Renato Carneiro e Goya Lopes, o publicitár­io Paulo Rogério, do Vale Dendê, a jornalista Ana Fernanda Souza, do coletivo Justa Moda, e a especialis­ta em bioquímica estética Josiane Popoff (da clínica Bellacor Estética), a estilista Madá Negrif, a maquiadora Maili Santos e o artista visual Yosh José, trazidos pela Escola Baiana de Arte e Moda (Ebam).

Renato Carneiro, da Katuka Africanida­des, na mesa “Moda, Afroempree­ndedorismo e Economia Criativa”, falou sobre a necessidad­e de aprimorame­nto técnico constante e valorizaçã­o dos aspectos culturais. “São importantí­ssimos para um repertório que alimente os processos criativos”.

 ??  ?? Linda Bezerra, Ana Fontes, Ivete Sacramento e Maria Coelho: bate-papo sobre Empreended­orismo Feminino
Linda Bezerra, Ana Fontes, Ivete Sacramento e Maria Coelho: bate-papo sobre Empreended­orismo Feminino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil